RTP
Fotografia: RTP/Flickr

Confronto. Afinal deve-se ou não privatizar a RTP?

Não é de hoje que ouvimos falar sobre a privatização da RTP. No episódio desta semana do Confronto, o podcast de terça-feira do Espalha-Factos, debatemos sobre o papel do serviço público e da possibilidade de se privatizar. 

No ringue de áudio, Faride Ricardo recebe Pedro Miguel Coelho, fundador do Espalha-Factos, e Bernardo Blanco, assessor parlamentar da Iniciativa Liberal, para representar cada uma das posições e, em vários rounds, convencer os ouvintes de que representam a posição mais vantajosa para os portugueses.

A defender a privatização do canal, Bernardo aponta para a “obrigatoriedade de pagamento de uma taxa na fatura da eletricidade, que não se justifica perante a similaridade entre o público e o privado”. Já o fundador do EF acredita que há diferenças entre os dois, dado o “conteúdo audiovisual diferenciado da RTP, quer na informação, quer na ficção, com a aposta regular nas séries” e relembra a “sustentabilidade atual da empresa, com resultados lucrativos”. 

Confronto(s) para todos os gostos

Neste formato, que coloca frente-a-frente pessoas com opiniões em polos distintos sobre um mesmo tema, os convidados passam por várias rondas e categorias para defender “com unhas e dentes” o seu ponto de vista. Esta semana, o Confrontopodcast de terça-feira do Espalha-Factos, quer descobrir até que ponto seria vantajosa para os portuguesas a privatização da RTP.

Todas as semanas, abordamos temas relacionados com o mundo da televisão, cinema e entretenimento. Sendo que, até à data, já tivemos a avaliação ao efeito Cristina Ferreira, o combate entre La Casa de Papel e Elite, o futuro das séries juvenis na televisão generalista e nas plataformas de streaming, a guerra humorística entre Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira, a relação streaming vs cabo, o prolongamento de sagas na televisão e cinema,  um duelo entre Friends e How I Met Your Mother, a guerra festivaleira e a batalha entre a NetflixHBO Disney+ pelo título de melhor plataforma de streaming. 

Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.