Cinema. Estes são os 12 filmes que não podes perder até ao final do ano

O ano de 2021 já vai longo, mas no que toca ao cinema está só a começar. Como é sabido, os grandes estúdios deixam sempre as maiores produções para esta altura do ano para ganhar a atenção dos Óscares. Com isso em mente, o Espalha-Factos compilou uma lista de filmes que vão estrear até final do ano em Portugal e que não podes perder.

007 – Sem Tempo Para Morrer – 30 de setembro

Daniel Craig como James Bond
007: Sem Tempo para Morrer

O próximo filme do famoso espião James Bond tardou a chegar, mas parece que desta vez vai mesmo acontecer. Daniel Craig volta a vestir a pele do agente do MI6, naquele que deverá ser o último trabalho em que encarna a personagem. O americano Cary Joji Fukunaga realiza e torna-se na primeira pessoa não inglesa a fazê-lo. Para além de Daniel Craig, o elenco conta ainda com Ana de Armas, escolhida a dedo pelo protagonista, Léa Seydoux, Naomi Harris, Jeffrey Wright e Rami Malek, o vilão da longa-metragem.

Titane – 7 de outubro

Após ter atingido um sucesso estrondoso com Raw, a realizadora Julia Ducournau volta a trazer um projeto às salas de cinema. Protagonizado por Vincent Lindon, Agathe Rousselle e Garance Marillier, Titane conta-nos a história de Alexia (Rousselle), uma jovem rapariga que sofre um grave acidente de viação e acaba com uma placa de titânio na cabeça. Tal como Raw, é um filme onde tudo pode acontecer, sendo um trabalho que promete misturar os géneros de body horror e thriller. A longa-metragem venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, portanto, o entusiasmo anda no ar.

O Último Duelo – 14 de outubro

2021 é um ano especial para o veterano Ridley Scott, que conta com dois projetos ainda por estrear. O primeiro é O Último Duelo, um filme anunciado em 2015, mas que só agora conseguiu saltar para o ecrã. Escrita por Ben Affleck e Matt Damon, naquela é que é a primeira aventura conjunta dos dois amigos desde o famoso O Bom Rebelde, a longa-metragem conta a história do último duelo entre dois cavaleiros em território francês, protagonizado por Jodie Comer, na companhia de Ben Affleck, Adam Driver e Matt Damon.

Dune – 14 de outubro

Cinema Dune
Fotografia: Warner Bros. Pictures/Divulgação

Dizer que Dune é um dos filmes mais aguardados dos últimos anos não é nenhum exagero, não fossem os consecutivos adiamentos de que foi alvo. Realizado pelo canadiano Denis Villeneuve, este filme é o que se segue na vida do realizador após ter moldado Blade Runner 2049 e conta uma história com muitas palavras inventadas e que não se percebe bem no papel, mas seguramente será bem traduzida para o ecrã. O trabalho conta com um elenco de luxo, encabeçado pelo sempre ocupado Timothée Chalamet, a quem se juntam Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Josh Brolin, Jason Momoa, Dave Bautista e Javier Bardem.

A Noite Passada em Soho – 28 de outubro

Edgar Wright vem tendo uma carreira cheia de altos e, mais uma vez, o entusiasmo para o seu próximo trabalho é enorme. A Noite Passada em Soho, como foi denominado, é o sexto filme da carreira do britânico e, como tantos outros, foi sendo adiado até agora devido à Covid-19. Protagonizado por Thomasin McKenzie e Anya Taylor-Joy, duas das atrizes com mais potencial da sua geração, a longa-metragem é descrita como um thriller de terror psicológico que segue duas raparigas pela Londres dos anos 60, onde claramente tudo pode acontecer.

Many Saints of Newark – outubro

É com grande ânsia que Many Saints of Newark vem sendo aguardado por todos os fãs de Os Sopranos, uma série que marcou uma geração e que inspirou projetos até aos dias que correm. Com um argumento dividido entre David Chase, o criador da série de televisão, e Lawrence Konner, a longa-metragem é retratada como uma prequela de Os Sopranos, seguindo Tony Soprano nos seus anos de adolescência. Michael Gandolfini, filho de James Gandolfini, o ator principal da série, vai ser o jovem Tony e dividir o estrelato com atores como Alessandro Nivola, Jon Bernthal, Leslie Odom Jr. e Vera Farmiga.

Spencer – novembro

Kristen Stewart como Princesa Diana
Kristen Stewart como Diana

Depois de ter lançado o excruciante Jackie no ano de 2016, o realizador chileno Pablo Larraín volta ao mundo das biografias com Spencer, um drama psicológico que segue o divórcio da Princesa Diana e a sua decisão de sair da família real. Escrito por Steven Knight, o filme é protagonizado por Kristen Stewart, que vê nele a oportunidade perfeita para se lançar como uma das atrizes com mais talento da sua geração. As críticas à performance da artista têm sido fantásticas e já foi dada como uma favorita para os Óscares do ano de 2022. Spencer chega aos cinemas americanos no dia 5 de novembro, não tendo ainda sido confirmado o dia em que estreia nas salas portuguesas.

King Richard – 18 de novembro

King Richard é considerado um grande candidato aos Óscares mais importantes, não fosse a Academia adorar este tipo de histórias. Will Smith é o protagonista e interpreta Richard Williams, o pai de Serena e Venus Williams (sim, essas mesmo) e o filme acompanha a jornada do protagonista na criação das filhas, desde as ruas de Compton até aos maiores palcos de ténis do mundo.

The Card Counter – 18 de novembro

Toda a gente sabe que os filmes de Paul Schrader são sempre uma incógnita. Podem acabar a ser marcos culturais à mesma velocidade com que acabam esquecidos para sempre. The Card Counter não parece ser diferente e, apesar de ter tido um dos piores trailers dos últimos anos, tem ganho a admiração dos críticos que já o viram. Com protagonismo atribuído a Oscar Isaac e produção de Martin Scorsese, a longa-metragem vai merecer ser vista no maior ecrã possível. Pelos vistos, boa escrita não lhe faltará, não fosse Paul Schrader o argumentista.

House of Gucci – 25 de novembro

Fotografia: Divulgação

Para alguém da idade de Ridley Scott, lançar filmes com a regularidade e magnitude com que o faz já é surpreendente, então lançar dois no mesmo ano é um feito digno de poucos. Pois bem, o segundo do ano para o americano é House of Gucci, uma longa-metragem que aborda o assassinato de Maurizio Gucci por parte de Patrizia Reggiani, a ex-mulher, que acabou condenada. O trabalho tem um elenco encabeçado por Lady Gaga, a quem se juntam Adam Driver, Jared Leto e Al Pacino.

Matrix Ressurrections – 16 de dezembro

O marco cultural Matrix já viu duas sequelas que pareciam inúteis à partida, tendo agora direito à terceira, 18 anos depois. Mais uma vez, Keanu Reeves veste a pele de um Neo que parece amnésico, não reconhecendo sequer Trinity, interpretada por Carrie Anne Moss. O trailer revela ação espetacular e poucos momentos para respirar, portanto, o melhor é mesmo esperar para ver o resultado final. Este filme marca também a primeira aventura de Lana Wachowsky na realização de uma longa-metragem sem a sua irmã, Lilly Wachowsky.

Licorice Pizza – 23 de dezembro

O regresso muito aguardado de Paul Thomas Anderson está mesmo aí ao virar da esquina. Depois de ter realizado o sucesso Linha Fantasma, PTA, como é conhecido no mundo do cinema, promete voltar às origens em Licorice Pizza (antes conhecido por Soggy Bottom), numa história que segue um estudante do secundário no processo de se tornar ator. O elenco conta com Bradley Cooper, Benny Safdie, Ben Stiller, Sean Penn, Christopher Walker, Alana Haim (membro das HAIM) e Cooper Hoofman, um estreante no mundo do cinema e filho do falecido Phillip Seyour Hoffmann, um conhecido colaborador do realizador.