Glória Netflix
Fotografia: Netflix Portugal/Twitter

‘Glória’. Primeira série portuguesa na Netflix vai ser transmitida na RTP1

A primeira produção portuguesa original para a Netflix vai chegar aos ecrãs da estação pública. Glória, ainda sem data de estreia definida, vai ser transmitida na RTP1 aquando da sua estreia na plataforma de streaming, foi confirmado esta quinta-feira (16) no lançamento da nova grelha do canal público.

A série, produzida pela SPi – divisão de produção internacional da SP Televisão -, tem coprodução da RTP, que também tem direitos de exibição.

Criada por Pedro Lopes (Auga Seca) e realizada por Tiago Guedes (A Herdade), Glória remonta a 1960, em plena Guerra Fria, à aldeia de Glória do Ribatejo. É lá que se encontra o RARET, um centro de transmissões norte-americano que emite propaganda do país para o leste europeu, sendo este o ponto de partida para o desenvolvimento da narrativa sobre a aldeia que, centrada entre Washington e Moscovo, se torna um dos palcos improváveis da Guerra Fria.

Lê também: ‘Glória’. Conhece a história real como pano de fundo da primeira série portuguesa da Netflix

Fazem parte do elenco da série Victoria GuerraAlbano Jerónimo, Gonçalo WaddingtonAfonso PimentelAdriano LuzMarcelo UrgegheSandra FaleiroCarloto CottaMaria João PinhoInês Castel-BrancoRafael MoraisLeonor Silveira e a norte-americana Stephanie Vogt, entre outros nomes. Além do Ribatejo, Glória teve também filmagens de exterior na cidade de Lisboa e em locais como o Cinema São Jorge.

Em declarações ao Espalha-Factos, Gonçalo Reis, antigo presidente do Conselho de Administração da RTP, afirmava em setembro de 2020 que Glória é “um marco muito importante numa trajetória“, a do investimento na ficção nacional que a RTP tem seguido nos últimos anos.

Esta é mais uma coprodução da RTP em séries presentes em plataformas de streaming internacionais. Além desta aposta global para a Netflix, séries como Auga Seca (com a HBO) ou Operação Maré Negra (com a Amazon Prime Video) fazem parte da lista.

Glória, ainda sem data de estreia anunciada, deverá chegar aos ecrãs da Netflix e da RTP1 ainda este ano.