Ana Lourenço rtp3
Ana Lourenço junta-se à noite eleitoral da RTP1 (Fotografia: RTP3 / Divulgação)

Ana Lourenço é a nova pivô do ‘Telejornal’ ao fim de semana

Ana Lourenço é a escolha da direção de informação para assumir o Telejornal da RTP1 ao sábado e domingo, foi anunciado esta quinta (16) no lançamento da nova grelha do canal público.

A pivô, que se estreou no ano passado na condução do principal bloco informativo dos canais públicos, será uma das apostas para a rentrée.

Ana Lourenço, até aqui anfitriã do 360º, da RTP3, e ainda responsável pelo programa de debate Fronteiras XXI, também no canal de notícias, vai apresentar as duas edições de fim-de-semana do espaço noticioso da RTP1, ocupando assim o lugar em que rotativamente estavam João Adelino Faria e José Rodrigues dos Santos.

A jornalista, na RTP desde o início de 2016, tem surgido no Canal 1 de forma esporádica, em substituições, noites eleitorais ou blocos de última hora, sendo a primeira vez que irá ser um dos rostos fixos de um dos noticiários da estação.

Licenciada em Antropologia, Ana Lourenço iniciou a carreira nas rádios piratas, antes de chegar à TSF. Em 1994, estreou-se no Novo Jornal da TVI e, em 2000, ingressou na SIC Notícias, onde foi um dos rostos principais da antena, até 2016, altura em que se mudou para a RTP. Em 2005, a Casa da Imprensa distinguiu-a como melhor apresentadora de televisão, prémio compartilhado com João Adelino Faria.

O Telejornal é o mais antigo programa da televisão portuguesa e assinala 62 anos este ano, estando no ar desde outubro de 1959.

Lê também: TVI ganha fôlego com ‘Big Brother’ e ultrapassa SIC por duas décimas