Quintino Aires
Fotografia: D.R.

TVI afasta Quintino Aires do ‘Big Brother’ após comentários homofóbicos em direto

TVI confirmou o afastamento de Quintino Aires do Extra do Big Brother, programa onde o psicólogo servia de comentador. Em comunicado, a estação afirma que “não se revê” nos comentários homofóbicos proferidos em direto no programa desta terça-feira (14).

A informação foi confirmada ao Espalha-Factos por fonte oficial da estação. Num comunicado enviado às redações, a TVI diz que “não se revê neste tipo de comentários” e salienta que “refuta qualquer comportamento ou atitude homofóbica, xenófoba ou sexista”, apontando que as palavras correspondem a uma “opinião do comentador” e afastando o comentador do formato com efeito imediato.

O canal refere, ainda, que o Big Brother é “um formato que visa os valores humanos, com impacto significativo na sociedade, tratando de diversos temas, atividades e pessoas com respeito, seriedade e dignidade. O programa defende causas e elimina tabus, apostando na diversidade e multiculturalidade que são plenamente respeitadas e celebradas”.

Em causa estão os comentários de Quintino Aires face ao concorrente Bruno Almeida e aos termos pejorativos utilizados em referência à comunidade LGBTQIA+. O comentador teceu críticas à causa de Bruno, que foi um dos ativistas a levar este ano à Assembleia da República o debate sobre a discriminação de pessoas homossexuais na doação de sangue.

“Acho que é um ato perigosíssimo o que ele fez e sem lógica nenhuma”, começou por dizer, acrescentando que “hoje em dia temos muito ativistas que são apenas gente inconsciente que não sabe o que está a fazer”. Sobre o impedimento na doação de sangue – a homossexualidade já deixou de ser critério para esta doação -, Quintino Aires diz que “os homossexuais eram muito mais promíscuos. Aliás, continuam a querer mostrar a sua promiscuidade quando têm aquela vergonhosa «marcha da vergonha?»”, em referência à Marcha do Orgulho LGBTQIA+.

O comentador referiu-se ainda ao concorrente como “bicha desocupada”, que estaria a “achar-se o herói da rotunda e que foi acabar com a discriminação contra a homossexualidade, não foi isso que foi fazer”.

Em atualização

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.