Scenes From a Marriage HBO

Crítica. ‘Scenes From a Marriage’ e a reconstrução de uma relação

O primeiro episódio da nova série de drama da HBO chegou à plataforma de streaming esta segunda-feira (13).

A nova série da HBO protagonizada por Jessica Chastain e Oscar Isaac, Scenes From a Marriage, estreou esta segunda-feira, dia 13 de setembro, na HBO Portugal. Com a ideia de ser um remake do clássico sueco de 1973, realizado pelo lendário Ingmar Bergman, a trama chega com pompa e circunstância. Mas será que correspondeu às expetativas da sua estreia? O Espalha-Factos já viu o primeiro episódio e conta-te agora tudo sobre ele.

É importante falar um pouco do original sueco e da inutilidade deste novo projeto, que seguramente só foi feito para todos aqueles que não teriam a coragem de meter o olho nas mais de três horas do clássico de 1973. Ninguém os pode culpar, afinal de contas, não é uma visualização fácil. É lento, escuro e trágico. A não esquecer, estamos a falar de um projeto que acabou por aumentar a taxa de divórcios em toda a Europa na altura e que tem influências em filmes até aos dias de hoje (por exemplo, o recente Marriage Story de Noah Baumbach).

Se nos esquecermos que o original existe, este trabalho acaba por ter muito valor, e é assim que devia ser visto. Scenes From a Marriage começa de forma corajosa, seguindo Jessica Chastain, a entrar no set de filmagens da série, até que alguém grita “ação”. A este ponto, o esquema de cores muda, bem como a atitude da atriz, que num piscar de olhos se transforma em Mira, a personagem principal deste drama, uma mulher casada com Jonathan, interpretado por Oscar Isaac. É importante que se saiba, em projetos como este, separar a realidade da ficção, algo que é feito na perfeição pelo realizador Hagai Levi.

Depois disto, a ação começa realmente. Mira e Jonathan estão a ser entrevistados por uma aluna que pretende fazer uma tese sobre casais heterossexuais e monogâmicos. A protagonista está visivelmente desconfortável e vai ficando cada vez mais, à medida que Jonathan a vai interrompendo. Como se isto não fosse tenso o suficiente, a sequência seguinte, um aparente jantar de amigos completamente normal (que acontece também no original), só vai provar que algo se passa por aqueles lados.

Scenes From a Marriage HBO
Fotografia: HBO/Divulgação

A torre de cartas que é a relação do casal parece cada vez mais perto de desmoronar desde a entrevista que inicia o episódio e vai sendo destabilizada à medida que o tempo passa, tanto na conversa com o casal de amigos, que vivem uma relação poliamorosa, como na conversa que têm no quarto. O conformismo e os silêncios repetidos vão atirando rachas para a fogueira que é uma relação pronta a explodir a qualquer momento.

A relação de Jonathan e Mira está claramente perto de acabar, ainda que ambos não o tenham percebido. Tal como acontece muitas vezes na vida real, as pessoas só reparam que algo de errado está a acontecer quando já é tarde demais e, se tal for feito como foi no original, vai acontecer aqui também. Existe um casamento em ruínas, ainda que ambos não saibam que ele está nessa situação. 

A personagem de Jessica Chastain parece estar cheia de repressões e sentimentos escondidos. Por sua vez, a de Oscar Isaac parece estar só a seguir o seu caminho e a ignorar todos os sinais de “STOP” que lhe vão sendo postos na estrada. Tal como no original, a performance dos atores é tudo para que isto possa ser percebido, tanto que o texto debitado por ambos não deixa muitas pistas para tal. É mesmo a forma como ambos vão reagindo às coisas ditas, as expressões faciais, os revirares de olhos, os suspiros, o pânico.

A linha de pensamento introduzida em 1973 por Bergman está a ser seguida, ainda que de forma ténue, mas com a certeza de que vai acabar toda a gente magoada no final. Até lá, nada melhor do que ver uma relação aparentemente perfeita desmoronar mesmo à frente dos nossos olhos. O desempenho de Oscar Isaac e a contenção das emoções de Jessica Chastain vão ser a fórmula de sucesso desta série, que pode ser vista como terapia para muitos casais perdidos por aí.

Lê ainda: Crítica. ‘Kate’ é muita explosão para pouco conteúdo

Scenes From a Marriage tem episódios novos todas as segundas-feiras, lançados na HBO Portugal. O primeiro já está disponível na plataforma de streaming.

Scenes From a Marriage HBO
7

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.