O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Bruno Nogueira
Fotografia: RTP/Divulgação

A ‘Odisseia’ de Bruno Nogueira está de regresso à televisão

A viagem na Calipso vai continuar a rolar na televisão nacional. Odisseia, série cómica da autoria de Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington, vai voltar a ser transmitida a partir do dia 22 de setembro (quarta-feira), na RTP Memória.

Estreada em 2013, na RTP1, Odisseia mostra duas narrativas cruzadas, uma aventura que percorre Portugal numa viagem que pende entre o cómico e o trágico. Na primeira parte da série, Bruno Nogueira e Gonçalo Waddington interpretam-se a si mesmos, dois amigos que partem numa viagem pelo país na autocaravana Calipso (em homenagem à Odisseia de Homero). Ambos sentem necessidade de se afastarem das suas vidas pessoais e profissionais, aproveitando a viagem para pensar em soluções para os seus problemas.

A segunda parte é contada como um making-of ficcionado, em que se mostram os “bastidores” da realização da primeira metade. Surgem os argumentistas da própria Odisseia, Nogueira e Waddington, aos quais se junta o realizador, Tiago Guedes. Juntos, decidem o destino dos protagonistas enquanto a história vai sendo escrita, interferindo diretamente na viagem dos amigos.

O trio escolhe ainda os atores que devem aparecer na história. A série conta, por isso, com participações especiais de nomes como Rita BlancoNuno LopesCamanéMiguel Borges, Carla Maciel ou Manuel João Vieira, que surgem na história para mudar as motivações dos protagonistas e mexer com as suas vidas. Os heróis da Odisseia vivem aventuras mirabolantes, que resultam em amizades inesperadas e soluções para os dilemas das suas vidas.

Ao longo da carreira, Bruno Nogueira foi autor de diversos projetos de comédia para a RTP1. Além de Odisseia, destacam-se Último a SairOs Contemporâneos ou a série Sara. Recentemente, o humorista ficou ainda mais reconhecido devido ao sucesso inesperado dos diretos de quarentena Como é que o bicho Mexe? e ao último formato que criou na SIC, Princípio, Meio e Fim.

No teatro, é responsável por espetáculos como Deixem o Pimba em PazDepois do Medo ou Sou Do Tamanho Do Que Vejo E Não Do Tamanho Da Minha Altura. Assina diariamente a crónica Tubo de Ensaio na TSF.

Ouve também: Confronto. Será Bruno Nogueira um humorista de nicho e Ricardo Araújo Pereira de massas?