Auga Seca
Fotografia: RTP/Divulgação

‘Auga Seca’. Série luso-espanhola da RTP é premiada na Escócia

Auga Seca, a coprodução luso-espanhola entre a RTP e a Televisión de Galicia, foi premiada no Celtic Media Festival 2021, de Glasgow, na Escócia. O evento decorreu entre os duas 7 e 9 de setembro, em formato online.

Segundo divulgado pela organização do evento, a primeira temporada de Auga Seca ganhou o prémio de Melhor Série de Drama. Coproduzida pela produtora portuguesa SPi e pela galega Portocabo, o projeto concorreu contra 35 Diwrnod, da S4C, e River City, da BBC Scotland.

O conceito original do Celtic Media Festival foi criado por Michael Russell, agora diretor do festival. Russell tinha como objetivo “aprender com o trabalho dos outros e levar adiante as várias formas de media nas línguas e culturas das nações e regiões celtas”. O festival premeia agora produções de televisão, rádio e novos media, promovendo desta forma as línguas e culturas das nações celtas do cinema.

Auga Seca, uma história de crime estrelada por Victoria Guerra

Realizada por Toño López, Auga Seca explora o mundo do tráfico de armas. A primeira temporada centra-se num negócio familiar criminoso e na possível ligação do mesmo com a morte de Paulo (João Arrais). “Um aparente suicídio que não convence ninguém: nem à polícia nem à sua irmã Teresa (Victoria Guerra), que decide deixar a sua vida em Lisboa para descobrir o que realmente se passou com o seu irmão”, lê-se na sinopse. É a partir daí que a trama se desenrola.

Ao longo dos seis episódios marcaram ainda presença na série nomes portugueses como Adriano Luz, Joana Santos, Igor Regalla, Marta Andrino e João Pedro Dantas. Por sua vez, Sergio Pazos, Monti Castiñeiras, Eva Fernández, Santiago Romay, Paloma Saavedra, Cris Iglesias, Adrián Ríos e Carmen Méndez constituíram o elenco galego da primeira parte.

O projeto já tem a segunda temporada gravada, que vai contar com oito episódios. Ainda sem data de estreia, sabe-se que Pêpê Rapazote, Gonçalo Waddington, Luana Piovani, Tomás Alves, Paulo Calatré, João Baptista, Coio Só e Diogo Mesquita vão reforçar o elenco.

Transmitida originalmente na RTP1 em janeiro deste ano, a primeira temporada está disponível na RTP Play e nas plataformas de streaming da HBO Portugal e Espanha. Auga Seca tornou-se assim a primeira série portuguesa no serviço.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.