António José Teixeira RTP Rose D'Or
Fotografia: RTP/Divulgação

Diretor de Informação da RTP convidado para os Rose d’Or

O diretor de Informação da RTP, António José Teixeira foi convidado para integrar o júri da 60.ª edição dos Rose d’Or, um dos mais prestigiados prémios internacionais da televisão. A informação foi avançada esta quinta-feira, dia 9 de setembro, pelo canal, em comunicado.

Para o atual diretor de Informação do canal estatal, este é “mais do que um convite pessoal, é um convite endereçado à RTP e ao profissionalismo do serviço público de televisão português“. No comunicado, António José Teixeira afirma ainda que este “é um convite honroso tendo em conta a dimensão do concurso e um estímulo renovado para a qualificação da nossa oferta”.

António José Teixeira é jornalista, comentador político e professor universitário. Licenciado em Comunicação Social pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o atual diretor de informação da RTP começou a sua carreira na década de 70 na Rádio Altitudeda Guarda. Já foi diretor diretor do Diário de Notícias e da SIC Notícias, bem como sub-diretor da TSF e do Jornal de Notícias.

Certame abre nova categoria em ano desafiador para o jornalismo

Num ano marcado que marcou o jornalismo pelos novos desafios que teve de ultrapassar, a organização da premiação decidiu criar uma nova categoria, denominada Notícias e Atualidade. O objetivo da nova adição é galardoar os trabalhos jornalísticos que, a nível internacional, se destaquem pela sua qualidade e inovação.

Os Rose d’Or são um prémio suíço, entregue anualmente desde 1961, de forma a premiar os melhores trabalhos em televisão de todo o mundo. As inscrições, que abriram a 12 de julho, continuam abertas até ao dia 1 de outubro. Os nomeados desta edição são anunciados a 5 de novembro e, posteriormente, os vencedores serão revelados no dia 28 de novembro. Até ao momento, ainda não há conhecimento de nenhum trabalho português a concorrer aos prémios.