Festival da Canção
Fotografia: Pedro Pina/ RTP

‘Festival da Canção’ regressa em 2022 com mais espaço para artistas não convidados

56.ª edição do Festival da Canção vai realizar-se entre os meses de fevereiro e março de 2022. A RTP divulgou esta quarta-feira, dia 8 de setembro, o regulamento que explica os moldes em que se vai realizar o apuramento da canção que vai representar Portugal na próxima edição do Festival Eurovisão da Canção.

Depois de uma edição que levou os The Black Mamba rumo a Roterdão, a RTP começa a preparar o Festival da Canção 2022. De acordo com regulamento divulgado, voltam a estar a concurso 20 temas. No entanto, desta vez, apenas 16 vão ser de autores convidados, ao contrário dos 18 do ano passado. “A RTP dirige convite a 16 autores de várias áreas musicais para, a solo ou em conjunto com outros autores de letra e música, apresentarem uma canção original e inédita, com a duração máxima de 3 minutos”, lê-se.

Com esta alteração, abre-se espaço para que sejam escolhidos quatro temas através da livre submissão de canções a concurso. As maquetas iniciais podem ser enviadas até ao dia 21 de outubro, segundo as especificações técnicas indicadas no regulamento. Aos lugares, podem concorrer “todos os cidadãos de nacionalidade Portuguesa ou residentes no nosso País, tenham ou não trabalhos publicados, incluindo, mas sem limitar, os Portugueses que vivem fora de Portugal, bem como cidadãos de outras nacionalidades que residam em Portugal”.

The Black Mamba vencem Festival da Canção / Fotografia: Pedro Pina, RTP

Das maquetes enviadas, vai caber ao júri, “especialmente criado pela RTP para o efeito e que integrará personalidades de reconhecido mérito no âmbito da música, produção musical, rádio e televisão, cuja composição será mais tarde divulgada”, a seleção dos quatro temas que vão estar presentes da próxima edição do Festival, até ao dia 31 de outubro. As versões finais das músicas são entregues até ao dia 30 de novembro, em três suportes distintos, referidos no regulamento.

Por sua vez, os autores candidatos voltam a poder escolher o intérprete ou intérpretes para o tema que vão criar e produzir até ao dia 31 de outubro. Ainda não foram revelados, até ao momento, os autores convidados pela estação de televisão para a próxima edição do certame.

Semifinais voltam a receber dez canções concorrentes

A 56.ª edição do Festival da Canção volta a receber 20 temas a concurso, divididos por duas semifinais. De cada semifinal, cinco canções transitam para a Grande Final da edição de 2022. Para a seleção dos finalistas, a votação volta a ser feita através do televoto e da votação do júri, numa ponderação de 50/50. No caso de empate no quinto lugar, passa à Grande Final o tema que tiver obtido maior pontuação do júri. O mesmo modelo é adotado na final, à exceção de que, em caso de empate no primeiro lugar, vence a canção que tiver obtido um maior número de chamadas no televoto.

O Festival da Canção 2022 vai realizar-se entre os meses de fevereiro e março do próximo ano. O vencedor do certame vai representar o país na 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que deverá realizar-se em maio, em Itália.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.