Músicas do verão em Portugal
Fotografia: Heidi Fin/Unsplash

Spotify. Que músicas andaram os portugueses a ouvir no verão?

Com o calor do verão, são muitas as músicas que alcançam sucesso e se tornam icónicas pelo seu cariz leve e dançável. O Espalha-Factos procurou perceber quais foram as canções preferidas dos portugueses este verão, onde se destacam artistas como Lil Nas X, Olivia Rodrigo, Luan Santana e Måneskin.

De forma a perceber o que é que se andou a ouvir no país durante o verão, foram utilizados os dados fornecidos pelo Spotify no top 200 semanal, no período de tempo entre 25 de junho e 3 de setembro. A lista que se segue retrata então o top10 dos favoritos do verão 2021 em Portugal.

#10: J Balvin com Khalid – ‘Otra Noche Sin Ti’

O terceiro single do próximo disco de J Balvin abre a lista das dez mais ouvidas do Spotify em Portugal. Lançado em abril deste ano, a colaboração de um dos maiores artistas do reggaeton atual com Khalid é uma daquelas faixas que têm a estética e sonoridade pronta para arrasar no verão – uma mistura de dancehall com R&B, adoçada pelo toque latino de J Balvin.

‘Otra Noche Sin Ti’ teve um total de 1 889 390 streams ao longo do verão, o que a fez aguentar por pouco a décima posição da lista face a ‘INDUSTRY BABY’, a faixa de Lil Nas X com Jack Harlow lançada no final do mês de julho. Em pouco mais de um mês, o terceiro single do LP de estreia do artista de Atlanta contou com 1 803 292 streams dos utilizadores portugueses.

#9: Malu com DJ Lucas Beat – ‘Disco Arranhado (Funk Remix)’

Malu (nome pelo qual se dá a conhecer Natielle de Oliveira Santos) é uma das novas vozes românticas do Brasil. Em 2019, para o primeiro disco, a artista de Vitória de Conquista, regravou a faixa ‘Disco Arranhado’, música de Tierry feita para a dupla César Menotti & Fabiano em 2017.

Em janeiro de 2021, a versão de Malu recebeu um novo tratamento por parte de DJ Lucas Beat (que encontrou a cantora no TikTok) e o funk remix de ‘Disco Arranhado’ tornou-se um dos maiores hits do ano. Num ano normal, sem pandemia, teria sido com certeza uma das faixas mais tocadas nas discotecas portuguesas. No Spotify, os utilizadores portugueses levaram-na ao nono lugar das faixas mais ouvidas durante este verão, com 1 904 325 streams.

#8: The Kid LAROI com Justin Bieber – ‘STAY’

STAY’ é a faixa que junta a estrela australiana do emo rap The Kid LAROI com Justin Bieber. Lançada no início de julho, a música ainda foi a tempo para se tornar uma das mais ouvidas deste verão, a figurar nesta lista no oitavo lugar com 1 958 422 streams

Não é complicado ver porque é que esta música é um sucesso. O hook que possui é orelhudo e a junção entre influências de new wave com pop punk criam uma atmosfera algo nostálgica – mesmo que as líricas falem de uma relação extremamente tóxica em que o artista tenha tido a culpa de que tivesse terminado.

#7: MC Kevin o Chris – ‘Tipo Gin – Ao Vivo’

Parece algo estranho que uma faixa ao vivo de MC Kevin o Chris esteja num top de músicas mais ouvidas. No entanto, ‘Tipo Gin – Ao Vivo’ é uma das faixas mais ouvidas deste verão em Portugal e uma das que mais sucesso tem feito ao longo do ano. A razão para tal situação? Uma dança criada para se tornar viral no TikTok, algo que mostra mais uma vez a relação e dependência que cada vez mais existe entre as plataformas.

O “truque” mais que resultou e a canção tornou-se num hit total. O sucesso levou a que, este verão, fosse ouvida 2 019 062 vezes pelos utilizadores portugueses na plataforma de streaming sueca.

#6: Lil Nas X – ‘MONTERO (Call Me By Your Name)’

Se ‘INDUSTRY BABY’ esteve quase a entrar na lista das dez mais ouvidas (e tornar Lil Nas X no único artista da lista com duas faixas), ‘MONTERO (Call Me By Your Name)’ não falhou na missão de continuar a mostrar porque é que Lil Nas X é um dos artistas mais populares (e interessantes) da esfera pop.

A música é um banger orelhudo de pop rap, apresentado com um toque latino no instrumental. É uma canção que, além de funcionar, vai além das normas do género. É uma faixa recheada de liberdade, onde o artista exprime a sua sexualidade sem qualquer entrave. É Lil Nas X a ser ele próprio e o público agradece-lhe com 2 040 319 streams ao longo do verão.

#5: Olivia Rodrigo – ‘good 4 u’

O ano de 2021 na música vai ficar muito associado à explosão de Olivia Rodrigo. A estrela da Disney explodiu em janeiro com ‘drivers license’ e, desde aí, tem-se mantido sempre de forma constante no discurso da música pop de 2021 – seja pela sua música ou pela discussão necessária em termos de direitos de autor no mundo da arte.

No disco de estreia, o extremamente sólido Sour, Rodrigo cria um universo com que qualquer pessoa (adolescente ou não) se consegue relacionar. O lançamento, em maio deste ano, levou o hype pela jovem a continuar pelo verão adentro e a excelente ‘good 4 u’, uma faixa de pop punk adotada para a Gen-Z, é a quinta mais tocada pelos utilizadores do Spotify em Portugal, com 2 154 448 streams.

#4: MC Zaquin com MC Rick – ‘Não Nasceu pra Namorar’

Mais um momento de funk brasileiro nesta lista de mais ouvidas. Desta vez, a entrada no número quatro a pertence a ‘Não Nasceu pra Namorar’, faixa que junta MC Zaquin a MC Rick. Tal como outras músicas nesta lista, a popularidade da canção lançada em janeiro deste ano surge em consequência de uma acrescida popularidade no TikTok. O resultado final deste hino para as discotecas que dão prioridade a este estilo de música? 2 242 473 streams em solo português.

#3: Luan Santana – ‘MORENA

‘MORENA’ foi o primeiro single que Luan Santana lançou em 2021. Lançada no início de junho, a música vê o artista brasileiro – um dos mais populares do sertanejo da última década – tentar incutir influências da electropop na sua sonoridade. O resultado final é uma faixa que soa massiva, pronta para abraçar as arenas em que o cantor vai tocar quando a pandemia de Covid-19 assim o permitir. A música foi um dos maiores hits deste verão, que conta, no final, com 2 282 842 streams em solo português no Spotify.

#2: Mc Davi com Mc Pedrinho e Mc Don Juan – Bipolar

‘Bipolar’ é o nome da faixa que junta Mc Davi a Mc Pedrinho e Mc Don Juan e é um dos maiores êxitos do ano por terras nacionais. A razão principal? Mais uma vez, viralidade no TikTok. Uma dança ajudou a que a música se tornasse o maior hit dos artistas envolvidos até ao momento, apresentando mais uma vez a receita que parece quase necessária para hoje em dia algo se tornar um hit nos tops. Ao longo do verão, o funk com toque de R&B de ‘Bipolar’ acumulou um total de 2 650 636 streams – o suficiente para o segundo lugar nesta lista.

#1: Måneskin – ‘Beggin’’

Finalmente, a canção mais ouvida do verão deste ano em Portugal: a cover de ‘Beggin’ que está incluída no EP de estreia dos Måneskin, os vencedores do Festival Eurovisão da Canção de 2021. A versão mais inspirada em funk rock do grupo italiano foi um dos grandes sucessos do verão, com grande parte do seu sucesso a surgir pela subida de popularidade do grupo nas redes sociais após a vitória na Eurovisão.

Em particular, o TikTok tem (mais uma vez nesta lista) destaque, com ‘Beggin’’ a ser uma das faixas mais populares da aplicação durante os últimos meses. No total, ao longo deste verão, foram 2 718 424 streams em território nacional da cover dos italianos da faixa originalmente escrita e interpretada pelo grupo The Four Seasons.

Os artistas favoritos do verão dos portugueses

Tal como nas músicas, os Måneskin ocupam um lugar de destaque no top dos artistas mais ouvidos nos meses de verão a nível nacional. Depois da vitória no Festival Eurovisão da Canção 2021, a banda rapidamente alcançou o sucesso a nível europeu e um grande destaque a nível mundial. Com 4 699 225 streams no Spotify entre 25 de junho e 3 de setembro, o grupo italiano ocupa o segundo lugar na lista.

À frente de Måneskin, é Olivia Rodrigo que lidera o top de artistas do verão 2021 em Portugal. A cantora norte-americana tornou-se especialmente viral no início do ano, com o lançamento da canção ‘drivers license’, a 8 de janeiro. Seguindo-se canções como ‘happier’, ‘traitor’, ‘deja vu’ e ‘good 4 u’ – quinta música mais ouvida no país durante o verão – a artista foi a mais ouvida em território português, com 8 180 658 streams no Spotify.

 

No honroso terceiro lugar destaca-se Doja Cat. Apesar de não se encontrar no top10 das músicas mais ouvidas, ‘Kiss Me More’, em colaboração com SZA (1 224 588 streams), e ‘Need To Know’ (904 925 streams) foram trabalhos de sucesso da artista que alcançou, no total, 4 314 122 streams nos meses de verão em Portugal.

O top5 fecha com Lil Nas X e Billie Eilish, que somam na totalidade 4 080 826 e 3 800 020 streams, respetivamente. A restante lista dos dez artistas mais ouvidos é composta por J Balvin (3 505 226 streams), MC Zaquin (3 401 431 streams), The Weeknd (3 009 983 streams), Luan Santana (2 691 331 streams) e Mc Poze do Rodo (2 278 867 streams). O primeiro artista português a surgir na lista é Plutónio, que surge na 14.º posição com 2 108 107 streams. T-Rex também figura na lista de 20 artistas mais ouvidos, a ocupar a 16.º posição com 1 934 833 streams.

Artigo da autoria de Diana Carvalho e Miguel Rocha