Eurovisão Júnior
Fotografia: EBU/Stijn Smulders

Eurovisão Júnior. Portugal compete com 18 países na edição deste ano

Depois do festival dos mais crescidos, é a vez da Europa se reunir para ver os pequenos cantores brilhar. O Festival Eurovisão da Canção Júnior 2021 acontece a 19 de dezembro em Paris, França e 19 países vão competir pelo troféu – com Portugal de regresso à competição.

A novidade foi conhecida esta quinta-feira (2), com a publicação da lista oficial de países participantes no site da Eurovisão Júnior. Albânia, Alemanha, Arménia, Azerbaijão, Bulgária, Cazaquistão, Espanha, França, Geórgia, Irlanda, Itália, Macedónia do Norte, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Rússia, Sérvia e Ucrânia são as 19 nações em competição.

Simão Oliveira é o representante português no certame. O jovem fadista, de 12 anos, foi o vencedor da última edição do The Voice Kids e ganhou a oportunidade de defender o país na competição infantil. A RTP ainda não revelou informações sobre o tema que Simão Oliveira irá interpretar em dezembro.

Eurovisão Júnior
Fotografia: RTP/Divulgação

França recebe a competição depois da vitória de Valentina em 2020 com o tema J’Imagine. A cidade irá acolher a competição na La Seine Musicale, uma sala de espetáculos localizada na Île Seguin (Ilha Seguin) em pleno rio Sena. O concurso terá como mote o slogan #Imagine (Imagina), inspirado no tema vencedor.

A organização já revelou a identidade visual desta edição, que junta o imaginário parisiense, cidade da luz, com o Natal, que acontece dias depois.

A edição do ano passado, realizada na Polónia, sofreu algumas alterações em relação àquele que é o seu formato habitual. Devido à pandemia, as atuações foram gravadas poucos dias antes do festival em oito dos 12 países concorrentes (com outros quatro a atuar no país organizador), num estúdio com as mesmas características – de forma a manter o concurso justo para todos os participantes. Os jovens concorrentes assistiram às votações em direto a partir de casa, através de uma ligação em direto.

Portugal estreou-se em 2006 na competição. Nesse ano, Pedro Madeira obtinha 22 pontos e um 14.º lugar com o tema Deixa-me Sentir. A atuação foi uma das melhores pontuações nacionais na Eurovisão Júnior. No ano seguinte, foi a vez de Jorge Leiria representar o país, com o tema Só Quero é Cantar, que obteve 15 pontos e um 16.º lugar.

Portugal só voltou a marcar presença em 2017, precisamente dez anos depois. Mariana Venâncio conquistou 54 pontos e o 14.º lugar – repetindo o feito de 2006, com Youtuber. Em 2018, Rita Laranjeira obteve 42 pontos e o 18.º lugar, com Gosto de Tudo (Já Não Gosto de Nada) – a pior classificação obtida por Portugal. Em 2019, coube a Joana Almeida representar o país na Polónia, com Vem Comigo (Come With Me), obtendo 43 pontos e um 16.º lugar.  Três anos após o regresso à competição – depois de um interregno de dez anos -, o país voltou a não marcar presença na lista de participantes em 2020.