La Casa de Papel
Fotografia: EF via Netflix/Divulgação

‘La Casa de Papel’. Xutos & Pontapés e ‘Lisboa’ cantam as saudades da “Casinha”… de papel

E se A Minha Casinha’ fosse… de Papel? Os Xutos & Pontapés cantam o seu êxito na nova promoção da Netflix Portugal para a quinta e última temporada de La Casa de Papel, que estreia esta sexta-feira (3) – com direito a participação especial da assaltante Lisboa.

Com a série prestes a entrar na reta final, os Xutos vestem o macacão vermelho e simulam o ambiente de guerrilha que se vive nestes capítulos da trama para interpretar um dos seus temas mais reconhecidos. As saudades que temos deles já são muitas, chegou a hora de voltar a casa, à nossa Casinha de Papel”, diz Tim, o vocalista da banda, no vídeo promocional da plataforma de streaming.

Itziar Ituño, a Lisboa em La Casa de Papel, surge no vídeo para uma aparição especial com um cover do êxito da banda portuguesa.

Esta não é a primeira vez que a Netflix promove a série com elementos bem portugueses. A série espanhola introduziu na terceira parte a assaltante Lisboa, o nome adotado pela antiga agente Raquel Murillo (Ituño) na sua nova faceta criminosa, com um vídeo peculiar: a atriz deu vida a uma professora improvisada num assalto para roubar o ouro português” – a receita original dos Pastéis de Belém.

A nova temporada da série vai também incluir cenas gravadas em LisboaÚrsula Corberó (Tóquio) e Miguel Ángel Silvestre – ator conhecido pelo seu papel em Sense8 que dá vida a um dos antagonistas na nova temporada – gravaram em setembro do ano passado no Ascensor da Bica uma cena conjunta e passaram por uma das ruas do Bairro Alto, a gravar cenas no que parece ser uma festa que imita os arraiais típicos dos Santos Populares na capital.

Lê também: ‘La Casa de Papel’. Sabe o que esperar da quinta e última parte da série

Portugal também já foi mencionado diversas vezes ao longo da série, com uma bandeira portuguesa a figurar nas cenas do escape na terceira temporada e a menção às águas nacionais. Na primeira temporada, inclusive, um dos episódios – o quinto – iniciou-se ao som do fado Boémio e Vadio, cantado por Piedade Fernandes.

A última parte da série chega dividida em duas metades. A primeira, que dá início à última jornada dos assaltantes mais famosos do mundo, estreia mundialmente esta sexta, 3 de setembro; a parte B chega a 3 de dezembro. As primeiras quatro partes estão disponíveis no catálogo da Netflix.

La Casa de Papel tornou-se um fenómeno inesperado. Depois da estreia original no canal espanhol Antena 3, a série foi pescada pela Netflix, que levou a história do atraco para o resto do mundo. O serviço de streaming assumiu a produção a partir da terceira parte, levando a história a bater recordes entre as produções em língua não-inglesa e, também, entre todas as da plataforma. A série tornou-se uma das mais populares de sempre, dentro e fora da Netflix, em todo o mundo.