Videoclube. ‘Snowpiercer’ revela o lado sci-fi de Bong Joon-Ho

Esta semana, o Videoclube continua no espírito de guerra de classes e analisa Snowpiercer (2013), o primeiro filme ocidental do realizador/guionista premiado Bong Joon-Ho (Parasita).

Abordo do último comboio na terra, o thriller retrata a humanidade após um apocalipse causado na procura de uma solução rápida contra o irreversível aquecimento global, e a uma rígida estratificação da socidade instaurada na sociedade sobrevivente abordo de um comboio ininterrupto a dar volta ao globo onde, até agora, todos parecem ter o seu devido lugar.

Para discutir Snowpiercer, o painel habitual do videoclube recebe esta semana Matilde Costa Alves, editora do Espalha-Factos. À medida que João Malheiro guia o grupo ao longo desta revolução rumo à locomotiva, Diogo e Cláudio têm alguns reparos sobre o final num filme que de resto impressiona, Andreia e Juze detalham algumas das suas cenas favoritas, e Matilde vem adicionar uma nova perspectiva em relação ao final, assim como louvar as performances de Song Kang-ho e Asung Ko, que trazem uma representação coreana para o elenco principal.

Diogo aplaude o uso consistente de tradutores eletrónicos ao longo do filme, e repara como adicionam um grau de realismo típicamente ignorado em produções de Hollywood no que toca à língua falada pelos diversos personagens.

O filme da próxima semana é The Big Short (2015), realizado por Adam McKay com Christian Bale, Steve Carell e Ryan Gosling.

Todas as semanas, Diogo Marques, Andreia Santos, Cláudio Melo, João Malheiro e José Duarte juntam-se para discutir um filme diferente, mainstream ou underground, recente ou clássico. Partilham opiniões, análises, curiosidades, hot takes disparatados e outros temas para a mesa.

Depois, colocam o filme no ranking definitivo de todos os filmes vistos até à data, o que certamente irá causar muita controvérsia e fragilizar muitas amizades.

Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.