Fotografia: WarnerMedia/Divulgação

HBO Max chega a Portugal em 2022

A plataforma de streaming vai substituir a HBO Portugal.

HBO Max, plataforma de streaming da HBO até agora apenas disponível nos Estados Unidos e na América Latina, vai oficialmente chegar a Portugal em 2022 – mais tarde do que inicialmente se esperava. A marca arranca a expansão para vários territórios do continente europeu já a partir do final deste ano.

A notícia foi avançada esta terça-feira (31) num painel do Series Mania Forum, conferência internacional do setor, em Lille, França. A HBO vai iniciar operações da sua plataforma de streaming única em Espanha – substituindo a congénere da plataforma portuguesa, a HBO España – e nos países nórdicos durante os próximos meses, com os países da Europa central e de leste, juntamente com Portugal, a receber o serviço em 2022, em data ainda por revelar.

O anúncio inicial da chegada da HBO Max a Portugal foi realizado em novembro do ano passado na Web Summit de Lisboa por Andy Forssell, diretor da HBO Max Global. Em comunicado, a HBO Portugal explicou na altura que as plataformas de streaming da marca na Europa – entre as quais a portuguesa, lançada no início de 2019 – vão evoluir para HBO Max. Na Web Summit, Forssell revelou que as plataformas europeias vão ser atualizadas com novas funcionalidades para e que irão “oferecer o dobro do conteúdo”.

Chegada à Europa atrasada por lançamentos anteriores

O serviço tinha em agenda a chegada a território europeu já para este ano, que foi atrasada pelo lançamento massivo em 39 territórios da América Latina e das Caraíbas em junho. Christina Sulebakk, diretora da HBO Max para a Europa, África e Médio Oriente, explicou esta terça que o território europeu é “uma prioridade” para a marca: “temos os EUA e a América Latina assegurados. Sentimo-nos muito bem com esses sucessos e o crescimento que estamos a ver. A Europa é um mercado complicado, mas é um mercado entusiasmante”, diz.

HBO Max foi lançada em maio de 2020 nos EUA e, depois da chegada ao resto do continente americano, o plano “é claramente chegar ao resto do mundo, mas vamos fazê-lo progressivamente. Estamos a olhar para novos lançamentos em mercados quando for apropriado, quando pensarmos ter a oferta certa para trazer os consumidores para o mercado”, remata.

A plataforma tem investido em conteúdo original e na disponibilização de exclusivos, além de reunir um catálogo superior às versões do serviço além fronteiras. Segundo dados da operadora de comunicações norte-americana AT&T, a HBO Max reunia cerca de 43.5 milhões de subscritores apenas nos EUA no final de junho.

Até ao lançamento do novo serviço, em Portugal continua a operar a versão portuguesa da HBO. Tal como a plataforma congénere espanhola, o serviço da HBO Portugal é até ao momento providenciado pela HBO Nordic, filial da delegação europeia da cadeia.