Princesa Diana
Fotografia: D.R.

‘Diana: Para Lá da Coroa’. Odisseia estreia documentário para recordar a Princesa do Povo

Esta terça-feira, 31 de agosto, assinalam-se 24 anos desde a morte da princesa Diana. Para marcar a data, o canal Odisseia estreia o documentário inédito Diana: Para Lá da Coroa, pelas 22h30.

O documentário, produzido em 2021 com a participação do canal Odisseia, mostra o impacto da princesa no mundo, mesmo depois da sua morte. Para Lá da Coroa conta com testemunhos dos seus filhos, os príncipes Harry e William, sobre a influência da mãe na coroa britânica. Segundo o canal, é “um documentário imperdível sobre a princesa que era também a mulher mais popular e famosa do mundo no momento da sua morte, com apenas 36 anos”.

Também Kate Middleton, duquesa de Cambridge, e Meghan Markle, duquesa de Sussex, contam como Diana continua a ser uma inspiração. Para além de figuras da família real, o canal adianta que outras personalidades participam neste especial para contar histórias pessoais dos seus momentos com a princesa. O documentário inclui ainda declarações inéditas de Paul Burrell, o seu antigo mordomo; Andrew Morton, o biógrafo em quem confiou; assim como do especialista em monarquia que a acompanhou durante cerca de 20 anos. “Este novo documentário reflete uma imagem contemporânea da sua vida, revelando a ascensão e os erros de uma princesa perseguida até à morte por um conto de fadas”, frisa a Odisseia.

Também este ano, a 1 de julho, Diana celebraria o seu 60.º aniversário. Nesse dia, os irmãos William e Harry reuniram-se para inaugurar uma estátua da mãe. A cerimónia teve lugar no Sunken Garden, dentro do Palácio de Kensington, um dos lugares favoritos da princesa de Gales.

O acidente de viação que tirou a vida à princesa Diana aconteceu nas primeiras horas do dia 31 de agosto de 1997, no túnel abaixo da Praça de l’Alma, em Paris. A morte de Lady Di gerou uma onda de luto público sem precedentes. O funeral foi assistido por 2.5 mil milhões de pessoas, sendo um dos eventos com maior audiência de sempre na história da televisão mundial.

Lê também: ‘Spencer’. Filme sobre princesa Diana com Kristen Stewart estreia este ano