José Manuel Freitas TVI
Fotografia: Divulgação SIC Notícias

Da SIC para a TVI: José Manuel Freitas é a nova contratação

Figura assídua na televisão portuguesa como comentador desportivo desde 2012, José Manuel Freitas deixou a SIC para abraçar um novo projeto na TVI, confirmou o canal em comunicado.

O jornalista e comentador desportivo José Manuel Freitas concluiu a colaboração com a SIC, onde marcava presença habitual nos programas Jogo Aberto e Mercado Abertopara se juntar agora à equipa de estreia de comentadores desportivos da CNN Portugal.

Enquanto não estreia o novo canal da Media Capital, que deverá substituir a TVI24 no último trimestre deste ano, o comentador regressa à TVI, do mesmo grupo, no dia 1 de setembro.

É o regresso do mais carismático e experiente comentador desportivo do país”, afirma Joaquim Sousa Martins, subdiretor de informação do canal de Queluz de Baixo. Revela ainda que “Com quase quatro décadas de jornalismo, José Manuel Freitas volta à Media Capital para ter uma presença nas várias plataformas do grupo. Provocador, rigoroso, José Manuel Freitas será já a partir deste mês um dos rostos principais do Mais Bastidores e Liga dos Campeões.

José Manuel Freitas, jornalista há quarenta anos, tem um dos currículos mais impressionantes no jornalismo português da área do desporto. Deu os primeiros passos como jornalista desportivo no Diário de Notícias. Passou pelas redações do RecordO JogoEuropeu e d’A Bola, onde foi editor. Foi colaborador da SIC, em 1994, no formato Donos da Bola e, também, da RTP, Bola TV, CM TV, Rádio Comercial, TSF e Rádio Renascença.

Entre janeiro de 2015 e agosto de 2016 foi comentador do programa Contragolpe, da TVI24, de onde saiu para ser comentador na CMTV. Entre setembro de 2020 e agosto de 2021 colaborou com a SIC, onde, para além do comentário desportivo nos programas televisivos anteriormente citados, assinava ainda a coluna Match Point, às terças e quintas no site da SIC Notícias.