Jaguar
Fotografia: Divulgação/Netflix Espanha

‘Jaguar’. Nova série espanhola da Netflix procura fazer justiça pelas ações do passado

A Netflix divulgou esta terça-feira (22) o trailer da sua nova série espanhola, Jaguar, que estreará na plataforma a 22 de setembro em todo o mundo. A produção terá como protagonistas Blanca Suárez e Iván Marcos, que se unem para fazer justiça às ações do passado.

Tudo começa na Espanha dos anos 60, convertida em refúgio para centenas de nazistas após a Segunda Guerra Mundial. Isabel Garrido (Blanca Suárez), uma jovem espanhola que conseguiu sobreviver ao campo de concentração de Mauthausen, parte à procura de Bachmann, conhecido como o homem mais perigoso da Europa. Ao longo do enredo, Isabel vai descobrir que não está sozinha na sua missão e vai juntar-se a um grupo de agentes em busca da justiça escondida por trás de um nome de código: “Jaguar”.

A série, que foi gravada em diferentes locais de Espanha, é “uma ficção que se inspira na realidade”, dirigida por Carlos Sedes e Jacobo Martínez e idealizada por Ramón Campos e Gema R. Neira.

“Jaguar é a série mais ambiciosa que já enfrentei na minha carreira. Passeia entre a emoção e a ação para relembrar o que aconteceu a milhares de espanhóis nos campos de concentração nazi e como mais tarde, e até há não tantos anos, esses criminosos viviam no nosso país em total liberdade (…). Está na altura de conhecermos essa parte da nossa história”, refere Ramón Campos, via Netflix.

Gema R. Neira acrescentou também que “é uma jornada de um grupo de pessoas unidas pela dor e pelo desejo de justiça. É uma história em busca de justiça, mas também é uma história de amizade. Para encontrar quem nos entende e quem daria a vida por alguém. Porque enquanto a maior parte do mundo seguia em frente, os sobreviventes dos campos de concentração nazi não conseguiam esquecer”.

O elenco é também integrado por Francesc Garrido (Marsé), Adrián Lastra (Sordo) e Óscar Casas (Castro).

O sucesso das séries espanholas

Se há uma coisa que ficou clara nos últimos anos é que, graças às plataformas de streaming, as produções espanholas estão a alcançar público e a ganhar fãs por todo o mundo. Atualmente, não só são um sucesso no seu país de origem, mas também têm conquistado, principalmente, boa parte do território latino-americano. Após o sucesso de séries como Elite, La Casa de Papel, Velvet, Vis a Vis e As Telefonistas, a Netflix continua a apostar em séries espanholas com Jaguar, a próxima grande produção a juntar-se a este catálogo.