O Dia Mundial do Artista celebra-se esta terça-feira, dia 24 de agosto. É dia dos que partilham a sua arte com o mundo, que exploram a criatividade e transformam o seu trabalho em obras eternas. O Espalha-Factos reuniu cinco jovens artistas portugueses, de diferentes áreas, que tens mesmo de conhecer.
Segundo o dicionário Merriam-Webster, artista é: 1) uma pessoa que cria arte (tal como pintura, escultura, música ou escrita) através da sua habilidade consciente e imaginação criativa; 2) um intérprete qualificado; 3) uma pessoa que é muito boa a fazer algo.
Mas quem são, afinal, os jovens artistas portugueses que estão a dar que falar?
Música – Filipe Karlsson
A música surgiu na vida de Filipe Karlsson aos 8 anos, quando teve as suas primeiras aulas de piano. Mais tarde teve aulas de guitarra, mas foi online que aprendeu a tocar a maioria dos instrumentos: “Sou da geração em que está tudo no Youtube”. Apesar de integrar o grupo Zanibar Aliens, o artista decidiu lançar-se numa carreira a solo, em plena pandemia.
O primeiro projeto do músico luso-sueco surgiu em formato de EP e chama-se Teorias do Bem Estar. Sete meses depois, Filipe Karlsson lançou o seu segundo EP, Modéstia À Parte, que conta com cinco novos temas – ‘Razão’, ‘A paragem’, ‘Quero Ver’, ‘O Início’ e ‘Novos Tempos’.
Determinado a continuar a espalhar boa energia em forma de canção, o artista promete lançar em 2021 o último EP desta trilogia de curta-durações, do qual é já conhecido o single de verão Vento Levou.
Fotografia – Alice dos Reis
Alice dos Reis vive e trabalha entre Lisboa e Amesterdão.
Apresentou os seus trabalhos em diversas exposições individuais e coletivas, em instituições e galerias, um pouco por todo o mundo. O Museu MAAT (Lisboa), EYE Film Museum (Amesterdão), Kunsthalle Lissabon (Lisboa), Museu de Arte Contemporânea de Serralves (Porto), Display (Praga), Seventh Gallery (Melbourne), Galeria Municipal do Porto (Porto), Galerie InSitu (Paris) e Galeria Lehmann + Silva (Porto) foram alguns dos locais que acolheram os seus projetos.
Os filmes da artista foram apresentados em plataformas como Vdrome e Museum of the Moving Image (NY) e nos festivais de cinema Lo schermo dell’arte Film Festival (Florença), DocLisboa e Indielisboa.
Em 2019, com 24 anos, venceu o prémio de fotografia Novo Banco Revelação com uma proposta que coloca em causa a relação tradicional e hierarquizada entre o Homem e os animais. Entre 2020 e 2021 é bolseira do Mondriaan Fonds para artistas emergentes.
Representação – Daniela Melchior
Natural de Almada, Daniela Melchior estreou-se em televisão na novela Mulheres (2014), quando ainda era estudante de teatro. Seguiram-se vários projetos nacionais, entre eles: Massa Fresca (2016), Ouro Verde (2017), A Herdeira (2017) e no cinema, O Caderno Negro (2018) e Parque Mayer (2018), a rampa de lançamento para Hollywood.
Com apenas 24 anos, Daniela Melchior é a portuguesa do momento, posicionando-se em primeiro lugar na lista de atrizes mais populares da base de dados de cinema IMDb. A artista integra o elenco do filme norte-americano O Esquadrão Suicida onde dá vida à personagem Ratcatcher 2 (ou Caça-Ratos, em português), um vilão inimigo de Batman que tem na sua versão para o grande ecrã uma mudança de género.
Em O Esquadrão Suicida, Daniela Melchior junta-se a atores como Margot Robbie, John Cena, Pete Davidson, Sylvester Stallone, Idris Elba e David Dastmalchian.
Leia também: RTP promete a maior cobertura de sempre dos Jogos Paralímpicos
Cinema – Bernardo Lopes
Bernardo Lopes é realizador, argumentista e produtor.
O artista foi um dos júris no 71.º Festival Internacional de Veneza, em Venice Days – na secção Giornate Degli Autori e foi escolhido para ser o embaixador português para o Lux Prize – European Union Film Price.
Em cinema fez curta-metragens de ficção e uma longa-metragem documental com prémios e seleções em festivais nacionais e internacionais como Sophia, Indielisboa, Vila do Conde, Fantasporto, Lisbon & Estoril, Chelsea, Tangier e Orlando. Em televisão produziu a série #CasaDoCais (2020), 5Starz (2021) e, de momento, encontra-se a produzir Piedade (2022). Bernardo Lopes produziu também videoclipes para artistas como Regula, D.A.M.A, Mike El Nite, Malabá e Vaarwell.
O cineasta solidifica-se como uma das maiores revelações na sétima arte, enquanto um dos vencedores da 5.ª edição dos Prémios NICO 2021.
Pintura – Gonçalo Preto
Nascido em Lisboa, Gonçalo Preto foi desde sempre incentivado pela família a expressar-se através do desenho.
A produção do pintor carateriza-se pela sua técnica pictórica aplicada à criação de situações que, muitas vezes, estão introduzidas numa atmosfera densa, como partes de narrativas desconexas que compõem todo o mundo visual do artista.
Apresentou os seus trabalhos em diversas exposições, individuais e coletivas, em vários países. Entre eles estão os projetos Untitled (2020), Meta Visions (2020), Middle Finger Pedestrians (2019), LIMBO (2019), CABINET (2019), Active Synthesis (2019) e There will never be a door. You are inside (2019).
Os trabalhos mais recentes de Gonçalo Preto destacam a relação entre a visão das pessoas e a sua receção à luz, foco, proximidade, abstração e as cenas de criação da memória.
O Dia Mundial do Artista pretende homenagear todos aqueles que, com a sua arte, ajudam o Homem a fugir à realidade e a sonhar. Para celebrar esta data podes: divulgar os teus artistas preferidos nas redes sociais, conhecer a arte de novos artistas, patrocinar artistas emergentes, ou até dar asas à imaginação e libertar o artista que há em ti.