debate presidenciais 2021
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Autárquicas 2021: RTP aposta em mega-operação com 22 debates

O canal promove o debate em 22 concelhos de norte a sul do país.

A RTP1 vai levar a cabo uma cobertura intensiva das Autárquicas 2021, a iniciar-se já no fim deste mês, e que incluirá debates em 22 cidades de norte a sul do país.

Os debates entre os vários candidatos ocorrerão entre 23 de agosto e 15 de setembro, e serão transmitidos na RTP3. A fechar o ciclo, nos dias 14 e 15 de setembro, os candidatos às câmaras de Porto e Lisboa defendem e confrontam as suas ideias numa emissão mais prolongada e com transmissão simultânea na RTP1.

O calendário dos debates já foi divulgado e a moderação ficará a cargo de António José Teixeira, Hugo Gilberto, Vítor Gonçalves e Luísa Bastos.

Com esta operação, a RTP pretende dar voz aos candidatos de todas as capitais de distrito e dará também especial atenção aos concelhos de Almada, Amadora, Figueira da Foz e Odemira. Em comunicado, o canal revela que “o objetivo é o de dar a conhecer ao pormenor os projetos e as ideias das candidaturas que se apresentam a votos no próximo ato eleitoral para o poder local”.

TVI e SIC com menos debates

Na TVI a aposta vai para o frente a frente que junta Fernando Medina, atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa e recandidato numa coligação PS-Livre, a Carlos Moedas, candidato numa lista formada por PSD, CDS, MPT, Aliança e PPM, com transmissão em direto no Jornal das 8 no dia 7 de setembro. Em comunicado o canal refere que será a primeira vez que o atual presidente e o seu principal oponente se encontram para “debater e confrontar as ideias que defendem para a capital” no “único debate entre os candidatos”.

Segundo noticia avançada pelo Expresso, a SIC também irá transmitir debates entre os candidatos às câmaras de Lisboa e Porto. “Estão garantidos, pelo menos, três. Primeiro Lisboa, a 2 de setembro, diretamente da Praça do Município. No dia a seguir, o Porto, da Avenida dos Aliados. Ambos com início durante o Jornal da Noite e seguimento na SIC Notícias”.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 26 de setembro e o período oficial de campanha irá decorrer entre 14 e 24 do mesmo mês.

Lê também: ‘Pôr do Sol’ fecha semana com melhor audiência desde a estreia

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.