Fotografia: Coyote Vadio/Divulgação

Pôr do Sol: “É um contínuo de absurdo total e é por isso que funciona tão bem”

A estreia da série Pôr do Sol, da RTP1, é analisada por Sara Recharte no episódio desta quinta (19) do podcast Fita Isoladora, do Espalha-Factos.

Pegando naquilo que foi, na minha opinião, o espetáculo de absurdos que foi o Desliga a TV, em 2019, este foi o Desliga a TV que correu bem“, começa por dizer a convidada. Na altura, o formato produzido pela RTP1 em conjunto com a Coyote Vadio, também responsável por esta série, satirizava, em modo de sketch, vários formatos habituais da televisão portuguesa, como as séries juvenis, os concursos ou os programas de daytime. Pedro Miguel Coelho, do painel fixo do podcast, acrescenta que “Pôr do Sol é um contínuo de absurdo total e é por isso que funciona tão bem“.

Sara Recharte relembra ainda Sara, uma tentativa anterior de humor feito tendo por base o universo das telenovelas: “Na série Sara, com a Beatriz Batarda como protagonista, fomos introduzidos, um pouco, a este mundo da sátira às telenovelas. No entanto, dado aquela série ter um elenco cujos atores não eram atores de telenovelas, fazia com que ela tivesse um cheirinho de condescendência dos grandes atores, dos atores de cinema, em relação ao produto telenovela“, refere.

Lê também: ‘Sara’: a série que nos fez voltar a apaixonar pela televisão

O elenco [de Pôr do Sol] é composto por pessoas que fazem telenovelas e, algumas das personagens que ironizam, são personagens que fazem ou já fizeram constantemente noutras telenovelas“, completa Tiago Serra Cunha.

Neste episódio são ainda destacados os três momentos mais marcantes dos primeiros episódios da série, que é transmitida de segunda a sexta-feira, às 21h, na RTP1.

‘O Amor Acontece’. Representatividade LGBTQ+ na reality TV

O Fita Isoladora debate também, no terceiro bloco, a inclusão de um casal gay no reality-show O Amor Acontece, com a convidada Joana Maltez, e o contributo que esta inclusão pode dar para uma maior representação e diálogo acerca dos vários tipos de relações afetivas.

Este e todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.