Netflix streaming
Fotografia: Pixabay

Confronto. O streaming vai “matar” a televisão por cabo?

Em 2015, a Netflix chegou ao nosso país e veio alterar o consumo televisivo. Atualmente, já são vários os serviços de streaming presentes em Portugal, alguns deles nacionais, o que se traduz num consumo mais fragmentado. Esta semana, o Confrontopodcast de terça-feira do Espalha-Factos, coloca a seguinte questão: Será que estas plataformas vão substituir o consumo televisivo tradicional e por cabo?

Neste episódio, o moderador Faride Ricardo recebe Inês Cardoso e José Duartepodcasters e redatores do Espalha-Factos, para mais um duelo no ringue de áudio mais famoso do país.

Para Inês, defensora da presença da televisão tradicional e por cabo, a constante adaptação das estações televisivas e das operadoras “vai ajudar a prolongar a existência da televisão por cabo”, sendo que na sua visão “há uma enorme importância da televisão por cabo numa sociedade que precisa de estar informada e que não deve consumir apenas o que quer.” Já José acredita que as plataformas de streaming resolvem dois problemas da televisão por cabo: “a fidelização dos contratos e a possibilidade de visualização dos conteúdos em diversos aparelhos”, como os telemóveis, os computadores e os tablets. 

Confronto(s) para todos os gostos

Neste formato, que coloca frente-a-frente pessoas com opiniões em polos distintos sobre um mesmo tema, os convidados passam por várias rondas e categorias para defender “com unhas e dentes” o seu ponto de vista.

Todas as semanas, abordamos temas relacionados com o mundo da televisão, cinema e entretenimento. Sendo que, até à data, já tivemos o futuro das séries juvenis na televisão generalista e nas plataformas de streaming, a guerra humorística entre Bruno Nogueira e Ricardo Araújo Pereira,  prolongamento de sagas na televisão e cinema, um duelo entre Friends e How I Met Your Mother e a batalha entre a NetflixHBO e Disney+ pelo título de melhor plataforma de streaming. 

Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.