Auga Seca
Fotografia: RTP/Divulgação

Repetições de verão. ‘Auga Seca’ e ‘Sul’ voltam à antena da RTP1

As noites de verão da RTP1 vão continuar a contar com a reposição de séries e programas emitidos na estação ao longo do ano. Os serões de ficção nacional continuam assegurados com o regresso de Auga SecaSul à antena, já a partir da próxima semana.

Auga Seca, produção luso-espanhola da RTP com a Televisión de Galicia, é a próxima série em repetição, ocupando o lugar atualmente preenchido por A Crónica dos Bons Malandros. Os seis episódios da trama protagonizada por Victoria Guerra, Monti Castiñeiras e Sergio Pazos estarão no ar de 19 a 26 de agosto, pelas 23h.

A primeira temporada de Auga Seca, dividida entre a Galiza e Portugal, foca-se num criminoso negócio familiar envolvendo o tráfico de armas. Este mundo marcado pelos negócios ilegais vai sendo desvendado ao longo da série, tendo como mote o possível suicídio de Paulo (João Arrais), colaborador no negócio dos Galdon, seus familiares galegos. Também a investigação independente liderada pela sua irmã Teresa (Victória Guerra), desconfiada dos misteriosos contornos da morte do irmão, surge enquanto principal artéria do enredo.

A série luso-galega já tem uma segunda temporada já gravada, ainda sem data de estreia prevista. Os novos episódios têm coprodução da HBO. Ao projeto juntam-se nomes conhecidos do público português, como Pêpê RapazoteGonçalo Waddington e Luana Piovani. A série está disponível na RTP Play e na HBO PortugalHBO España.

Lê também: ‘Auga Seca’. HBO revela imagens da produção da nova temporada
RTP
Fotografia: RTP/Divulgação

Sul ocupa o lugar de O Atentado na linha de repetições. Realizada por Ivo M. Ferreira e com produção da Arquipélago Filmes, os nove episódios da série chegam a partir de dia 23, pela meia-noite.

A série segue “um inspetor da Polícia Judiciária, niilista e socialmente incapaz” com a missão de investigar um conjunto de mortes suspeitas no rio Tejo, explica a sinopse da série. O ambiente criminal mistura-se com “um país angustiado por uma forte crise económica e social” que se faz sentir e que agita a sociedade portuguesa. Na mesma altura, “Vítor Gaspar demite-se. Portas anuncia uma saída ‘irrevogável’” e “a investigação conduz-nos numa viagem alucinada às igrejas evangelistas da Grande Lisboa, aos escritórios de advogados influentes, ao poder político, a bancos falidos e branqueamento de capitais“.

O elenco conta com nomes como Adriano LuzIvo CanelasMargarida Vila-NovaJani ZhaoAfonso PimentelNuno Lopes, entre outros. Em 2019, a produção da RTP fez história ao tornar-se na primeira série nacional a ser exibida no European Film Market da Berlinale – Festival de Cinema de Berlim. Atualmente, pode ser vista na RTP Play e na HBO Portugal.

Lê também: ‘Matilha’. Série derivada de ‘Sul’ é a nova aposta da RTP1

RTP1 tem apostado em reposições de ficção e entretenimento durante a pausa de verão, com os serões de agosto reservados a produções já exibidas anteriormente no canal. A série A EspiaQuem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, apresentado por Filomena Cautela, foram outras das apostas do canal para agosto.