Lourenço Ortigão na SIC
Fotografia: IMDb

Lourenço Ortigão: “Era incapaz de desrespeitar a TVI e apanhar toda a gente de surpresa”

Lourenço Ortigão afirma que, na TVI, sempre foi claro sobre os seus desejos e intenções e que nunca seria capaz de virar as costas ao canal “de surpresa“. “Isso é o que me faz ter a consciência tranquila e a leveza que tenho hoje“, sublinha em entrevista à revista Luz, do jornal Nascer do Sol.

O ator, que esteve na Quatro durante 12 anos, sublinha que esta mudança não se tratou de “uma transferência“. “Eu e a minha equipa decidimos que precisávamos de dar outro rumo à minha carreira. Por vários motivos, e por respeito à TVI, nunca ‘jogámos’ nos bastidores“, realça.

Lorurenço Ortigão afirma que a administração do canal esteve sempre a par das suas intenções e do que desejaria de facto para si. “Eu tenho a consciência de que não apanhei ninguém de surpresa,porque em privado, e a quem de direito, consegui expor sempre o que sentia. Isso é o que me faz ter a consciência tranquila e a leveza que tenho hoje. Eu era incapaz de desrespeitar a TVI ou quem lá trabalha, fazendo um golpe na vanguarda, mudar de direção e apanhar toda a gente de surpresa, nunca o faria“, clarifica.

“Continua a haver contacto e respeito com as pessoas que me merecem esse respeito”

Lourenço Ortigão não estava satisfeito com as propostas que lhe eram feitas pelo canal. “Sentíamos que aquilo não era o que desejaríamos para nós para já, para os projetos que estavam propostos“, explica. De acordo com o ator, que estava fora do ar desde a telenovela Prisioneira, a série Pecado, que entretanto gravou, não tem ainda previsão de estreia e a próxima proposta, também uma telenovela, só iniciaria a rodagem daqui a alguns meses.

Com 32 anos o que eu mais quero é trabalhar e diversificar, não podia nem quereria ficar tanto tempo sem estar no ativo. Por esse motivo, esta decisão de sair foi natural“, refere.

No entanto, a estrela do canal de Paço de Arcos não fica alheia à rivalidade entre canais. “A decisão de entrar na SIC se calhar custou-me mais do que sair da TVI porque, aí sim, pensei que estaria a ir para um ‘rival’, mas sem nenhum tipo de peso na consciência, tendo em conta que mesmo depois de ter saído da TVI, e ainda hoje, continua a haver contacto e respeito entre mim e as pessoas que me merecem esse respeito no grupo Media Capital“, clarifica.

“A oferta da TVI é mais limitada às novelas”

A diversidade de projetos que pode abraçar na SIC, pela sua aposta em séries e filmes, agora reforçada com a OPTO, plataforma de streaming do canal, contou na hora de assinar pelo canal. “Pesou muito o facto de a SIC ter uma plataforma que produz séries, filmes e estar muito ativa no streaming. Nós, enquanto atores, precisamos muito dessa oferta. Na TVI, por enquanto, não existe tanto essa oferta de séries e filmes, por isso a ligação que tenho neste momento com a SIC é o melhor dos dois mundos. Tenho um compromisso como base da SIC e depois tenho também oportunidade de poder fazer séries ou filmes – aqui ou lá fora -, com o devido apoio por parte do Daniel [Oliveira] e da SIC“, conta à revista.

Lourenço Ortigão anunciado como novo reforço da SIC, aqui ao lado de Daniel Oliveira, diretor-geral de Entretenimento da IMPRESA
Fotografia: SIC / Divulgação

Lourenço Ortigão considera ainda que “a oferta da TVI é mais limitada às novelas” e que, por opção do canal, nunca enveredou para a parte do entretenimento. “Assim sendo, como ator, só tinha novelas ou ir ao programa cozinhar ou ser entrevistado“, afirma.

As novelas, para nós atores, são coisas que gostamos de fazer, estamos muito tempo uns com os outros e criamos laços para a vida mas, no final de contas, também queremos entrar nesta parte do streaming, das séries mais curtas, dos filmes, porque dá para trabalharmos com mais tempo e também é importante para nós trabalharmos com outras pessoas, conhecermos novos realizadores, novos diretores de fotografia, trabalharmos com outros atores. É importante essa mudança e já há alguns anos que sentia que precisava de um refresh, e foi o que fiz”, conclui.

Lê também: Sexta-feira 13 foi dia de sorte para ‘Amor Amor’

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.