netflix cinema
Imagem: Reprodução/Web

Sim, a Netflix também já está mais cara em Portugal

O preço do plano Standard e Premium já está atualizado.

A partir desta quinta-feira (13), a Netflix aumentou os preços em Portugal. Os dois planos mais caros do streaming são os que sofrem alterações, num dos casos é um ajuste de dois euros.

O plano Standard subiu de 10,99 para 11,99 euros e o Premium de 13,99 para 15,99 euros. Já o plano Base mantém o valor de 7,99 euros. A principal diferença entre cada um deles é a qualidade do vídeo e o número de dispositivos que podem estar conectados, que atinge no plano de valor mais elevado os quatro aparelhos em simultâneo.

Se aderires agora à Netflix, já vai encontrar os novos valores como referência. Se já és cliente de um dos planos que sofreram alterações, irás receber uma notificação e a atualização do preço irá acontecer conforme o ciclo de faturação mensal da subscrição.

De acordo com comunicado enviado ao jornal Público este aumento é reflexo de “melhorias” no catálogo e de um investimento “em grandes histórias de Portugal e de todo o mundo para proporcionar o melhor entretenimento”. A Netflix pretende que, através de uma diferenciada gama de planos, os subscritores “possam escolher aquele que melhor lhes convém, assegurando que o maior número possível de pessoas possa desfrutar do nosso conteúdo”.

O investimento em Portugal tem vindo a aumentar. A empresa anunciou em abril de 2020 um concurso em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA), aberto este ano para uma convocatória para dar mais visibilidade ao talento de realizadoras, guionistas ou produtoras. Também as gravações de Glória, primeira série original Netflix em Portugal, decorrem a bom ritmo.

Mas outras causas são apontadas para este aumento. O Expresso cita um relatório de Steven Cahall, do banco Wells Fargo, em que o analista refere que “para continuar a crescer, a Netflix tem que apostar numa mudança de estratégia: o aumento das receitas da plataforma de streaming vai passar a depender mais de um aumento de preços do que do rápido crescimento do número de assinantes (que atualmente ronda os 209 milhões).

O inicio do streaming em Portugal

A Netflix em Portugal arrancou em outubro em 2015, data que marcou também o arranque dos serviços de streaming no nosso país. A ascensão foi rápida e, segundo os números disponibilizados, o tempo que passamos em casa devido à pandemia, acabou por impulsionar o uso deste serviço. Segundo notícia do jornal Público, “a plataforma de streaming somou mais de 36 milhões de novos subscritores em 2020, sendo que a maioria dessas assinaturas veio na primeira metade do ano”.

Agora o terreno não é só da gigante americana e a competição entre todos os serviços e a procura pelo melhor catálogo vão continuar a fazer com que fiquemos colados ao ecrã, porque já não sabemos viver sem esta nova forma viciante de ver televisão.

O terceiro episódio do Confronto, podcast das terças-feiras do Espalha-Factos, analisou precisamente esta questão da concorrência do setor: qual é a melhor plataforma de streaming?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.