The Suicide Squad
Créditos: Cinemundo/© 2021 Warner Bros. Entertainment Inc. All Rights Reserved.

‘O Esquadrão Suicida’ é o filme mais visto da semana e um dos mais vistos do ano

Depois de representar a segunda melhor estreia em solo nacional do ano, o renovado Esquadrão Suicida venceu o box-office da semana e alcançou, em apenas sete dias, o top dos filmes mais vistos em 2021.

A película de ação, que conta no elenco com a portuguesa Daniela Melchior e ainda filmagens na cidade do Porto, levou aos cinemas 58.534 espectadores naquela que foi a sua semana de estreia. Os números impressionantes, apenas ultrapassados pela estreia de Velocidade Furiosa 9, representam mais de 350 mil euros de receita e uma entrada direta para o 6.º lugar no ranking dos filmes mais vistos e rentáveis do ano.

Em segundo ficou o líder da semana anterior. D’Artacão e os Três Moscãoteiros reuniu mais de 28 mil espectadores nos últimos sete dias, chegando também ao top 10 do ano. Velocidade Furiosa fecha o pódio com 15.921 espectadores na sua sétima semana em exibição. É preciso descer até ao quinto lugar para encontar outra estreia, neste caso Uma Família de Doidos. A comédia francesa foi vista por 9.032 pessoas.

Nas contas anuais, é expectável que O Esquadrão Suicida alcance os lugares cimeiros na próxima semana. Até lá, mantém-se o mesmo top 5, com Velocidade Furiosa a dominar (com 340.040 espectadores). É seguido por Viúva Negra (com 119.460 espectadores), The Conjuring 3 (com 82.841 espectadores), Cruella (com 77.304 espectadores) e finalmente o filme português Bem Bom, com 64.870 espectadores.

Julho bate recordes em pandemia

O passado mês e julho bateu recordes, ao acumular um total de 588.492 espectadores, revela o Instituto do Cinema e do Audiovisual. Com um aumento face ao período homólogo de 2020, este representa o melhor resultado para as salas de cinema desde o começo da pandemia de covid-19, bem como um novo fôlego para o setor.

Ainda assim, o caminho parece longo até que os valores pré-pandemia voltem a ser a regra. Comparativamente a julho de 2019, com 1,8 milhões de espectadores e receitas de 9,7 milhões – contra os 3,3 milhões deste ano – é de realçar que a discrepância é ainda bastante considerável. Houve também uma redução de 65 ecrãs, são agora 503 e traduzem-se em 94 mil lugares. O Esquadrão Suicida deverá ajudar nas contas.

A contribuir para o melhor mês em pandemia estiveram, essencialmente, Velocidade Furiosa 9, que estrou a 24 de junho, e Viúva Negra, que estreou a 8 de julho. Em 2020, já foram ao cinema 1.474.709 espectadores, numa faturação de 8,2 milhões de euros .

Respect. A rainha do Soul chega aos cinemas

Estreia esta quinta (12), o primeiro filme biográfico de Aretha Franklin. A artista, considerada pela Rolling Stone como “a maior cantora de todos os tempos”, foi ainda um símbolo da luta afro-americana pelos direitos civis e uma das maiores referências da emancipação feminina no mundo do espetáculo.

Protagonizado por Jennifer Hudson e realizado por Liesl Tommy, a película “é um registo glorioso de uma obra que carrega o poderoso legado de Aretha Franklin, numa mensagem de superação, de trabalho árduo, de procura pela voz interior e do amor-próprio”, escreve Miguel Cunha dos Santos no Espalha-Factos.

Em estreia encontra-se também a comédia francesa Operação Portugal, onde um agente da polícia francesa de origem marroquina tem a missão de se infiltrar numa comunidade portuguesa para ajudar numa investigação de tráfico de droga proveniente da Colômbia. Destaque ainda para Três Verões, bastante premiado no Festival de Toronto, e o mais recente filme de ação com Mel Gibson, Boss Level.