Diana Chaves, Daniel Oliveira e João Baião da SIC
Fotografia: EF via SIC

Factos da Semana. SIC lidera audiências pelo 30.º mês consecutivo

SIC encontra-se no 30.º mês consecutivo de liderança das audiências. Esta é a notícia de destaque do Factos da Semanapodcast do Espalha-Factos que resume as notícias mais importantes da televisão e do cinema todas as sextas-feiras. Falamos ainda do regresso improvável de Cristina Ferreira às manhãs, e do sucesso internacional de Daniela Melchior.

A SIC foi líder de audiências pelo 30.º mês consecutivo em julho e, nos primeiros cinco dias de agosto, continua sem perder. A estação de Paço de Arcos perdeu 1,3 pontos percentuais face a junho, passando dos 20,4% de share para os 19,1% em julho. Este valor foi o mais baixo desde janeiro (19,0%).

A final do Euro 2020, entre Itália e Inglaterra, foi o programa mais visto do mês, com uma audiência média de dois milhões e duzentos e vinte cinco mil espectadores e um share de 45,5%. Nas médias anuais, a SIC continua à frente das restantes generalistas, com 19,6% de quota de mercado.

Lê mais: Julho. Generalistas em queda, RTP2 com melhor valor em quase dois anos

Na concorrente TVI, a notícia da semana é sobre Cristina Ferreira. A apresentadora está fora das manhãs pelo menos até 2023. Um contrato com a Coral Europa, avançam a Nova Gente e a TV Mais, obriga Cristina Ferreira a fazer um programa diário com a produtora durante dois anos. A mesma empresa produz Casa Feliz para a SIC e está impedida contratualmente de ser a responsável por outros formatos no mesmo horário.

A TVI não desmentiu esta informação, mas recusou dar detalhes sobre as cláusulas contratuais que tem acordadas com produtoras.

Em novidades do cinema, Daniela Melchior está a receber elogios da imprensa internacional pela sua prestação no mais recente filme de James GunnO Esquadrão Suicida. A revista norte-americana Hollywood Reporter chamou-a “Next Big Thing”, ou seja, a próxima grande estrela, o talento a que devemos estar atentos. A atuação da atriz foi descrita como “vulnerável, esperançosa” e cheia de química com o colega Idris Elba.

O Factos da Semana é apresentado por Pedro Miguel Coelho. O Espalha-Factos está em todas as plataformas de podcast, nomeadamente o Spotify, a Apple Podcasts, a Google Podcasts, a Podcast Addict e o Castbox.