laura dutra
Imagem: D.R.

Conhece os jovens talentos do cinema vencedores do Prémios NICO 2021

Os vencedores da 5.ª edição dos Prémios NICO foram anunciados esta quinta-feira (29) através das redes sociais da Academia Portuguesa de Cinema. Laura Dutra, Michael Spencer e Bernardo Lopes foram os grandes vencedores dos prémios deste ano.

Laura Dutra conta já com um percurso profissional diversificado, passando pelo teatro, televisão e cinema. Entre vários trabalhos, a atriz foi distinguida pelo seu trabalho na longa-metragem A Impossibilidade de Estar Só. Na televisão, a atriz ficou conhecida pela participação em séries como 1986 e em O Atentado. Atualmente, desempenha a personagem Margarida Grilo na telenovela da SIC, A Serra.

Michael Spencer é um jovem ator cabo-verdiano que chegou a Portugal em 2008. A sua performance no filme O Fim do Mundo lançou a sua carreira, e é um dos nomeados para a categoria de Melhor Ator nos Prémios Sophia 2021.

Por fim, Bernardo Lopes solidifica-se como uma das maiores revelações na sétima arte. O cineasta português já conta com vários filmes realizados, entre eles, a curta-metragem Moço, também nomeada para os Prémios Sophia 2021.

Os Prémios NICO pretendem destacar o trabalho de jovens talentos do cinema nacional, bem como ajudá-los a alcançar as suas metas. Os prémios surgiram como um tributo a Nicolau Breyner. Paulo Trancoso, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema, afirmou que o ator “encorajava e transmitia aos jovens a importância da capacidade de sonhar”. Desta forma, a “atribuição dos Prémios Nico destina-se, precisamente, a reconhecer talentos que, de alguma forma, evidenciam as qualidades e os sonhos que todos reconheciam nele”.

A Santa Casa da Misericórdia e a Eugénio Campos foram os principais patrocinadores da edição de 2021. Com este apoio, serão entregues a cada um dos jovens vencedores um prémio monetário no valor de mil euros. Os três jovens talentos vão receber os prémios durante a cerimónia dos Prémios Sophia 2021. O evento realiza-se no Casino Estoril, no dia 19 de setembro, e será transmitido pela RTP2.