obama
Official White House Photo por Pete Souza / Fonte: Divulgação HBO

‘Obama: In Pursuit of a More Perfect Union’ chega à HBO Portugal

Barack Obama é a estrela de um novo documentário, Obama: In Pursuit of a More Perfect Union, que fica disponível na HBO Portugal no dia 4 de agosto. O documentário, realizado por Peter Kunhardt (True Justice: Bryan Stevenson’s Fight For Equality, John McCain: Por Quem os Sinos Tocam), está dividido em três partes que acompanham o percurso de Obama.

Obama: In Pursuit of a More Perfect Union explorará não só o lado político da vida daquele que foi o 44.º presidente dos EUA, como também o seu percurso pessoal. Para tal, o documentário recorre a conversas de colegas, amigos e críticos e, claro, a entrevistas e discursos de Obama. Além disso, o documentário toca também no passado de Obama, dando-nos a conhecer a sua infância através da “sua visão como filho de uma mãe caucasiana do Kansas e de um pai africano, pela sua formação espiritual numa geração de líderes negros e na sua esperança por uma América mais inclusiva.”

A primeira parte de Obama: In Pursuit of a More Perfect Union foca-se na educação do ex-presidente dos EUA no Havai, na Universidade de Columbia e na Faculdade de Direito de Harvard, altura em que a mãe e os avós maternos desempenharam papéis de particular relevância. Além disso, e “através de entrevistas de arquivo, Obama reflete sobre o impacto de ter um pai africano distante, o seu crescimento multirracial e a evolução do seu relacionamento com a comunidade afro-americana em Chicago, onde trabalhou como organizador comunitário em igrejas afro-americanas“, sublinha a plataforma de streaming em comunicado.

Já a segunda parte, “leva-nos desde a candidatura presidencial de Obama à sua eleição para a Casa Branca em novembro de 2008, explorando os obstáculos e sucessos ao longo da campanha.” Por fim, a terceira e última parte destaca os dois mandatos de Obama na Casa Branca e, principalmente, os obstáculos ​​que enfrentou ao tentar aprovar legislação num Congresso muito dividido.

obama
Official White House Photo por Samantha Appleton. Fonte: Divulgação HBO

As três partes do documentário contam com várias participações especiais, como a do consultor político David Axelrod, dos representantes John Lewis e Bobby Rush, da jornalista Laura Washington, da autora Jelani Cobb, do professor Henry Louis Gates, da assessora política Valerie Jarrett, do ator Keegan-Michael Key e do conselheiro Broderick Johnson.

Há pouco mais de um ano, Michelle Obama, ex-primeira-dama dos EUA, também teve direito ao seu próprio documentário – neste caso, produzido pela Netflix, a partir da memoir do mesmo título. Em Becoming, Michelle reflete acerca da “trajetória inesperada” da sua vida, mencionando o marido, que faz aparições pontuais, mas pouco relevantes.

Lê também: Crítica. Em ‘Becoming’, Michelle Obama é primeiro humana, e só depois primeira-dama