Kazuo Ishiguro, Booker Prize

Livros nomeados aos Prémios Booker já foram anunciados

A lista deste ano conta com 13 nomeados, entre eles o Nobel da Literatura Kazuo Ishiguro

As nomeações para os Prémios Booker de 2021 já foram anunciadas e a lista conta com 13 livros. A edição deste ano conta com obras de autores como Kazuo Ishiguro, Rachel Cusk, Patricia Lockwood e Anuk Arudpragasam. 

A premiação anunciou os nomeados da chamada “lista longa”, que este ano conta com cinco nomes já integrados na lista em anos anteriores.

Damon Galgut é um dos nomes que está de regresso à premiação que distingue o melhor livro de ficção publicado em inglês no Reino Unido. O autor participa com o novo livro The Promise. Kazuo Ishiguro, Nobel da Literatura, está também presente na lista com um dos livros sensação deste verão Klara e o Sol. O escritor já tinha participado da premiação em 1989 onde ganhou com Os Despojos do Dia. Mary Lawson participa este ano com A Town Called Solace, Richard Powers com Bewilderment e por fim Sunjeev Sahota com China Room. 

Além dos cincos nomes já reconhecidos pelos Prémios Booker, estão também nomeados Anuk Arudpragasam, com A Passage North, Rachel Cusk, por Second Place, Nathan Harris, com The Sweetness of Water, Karen Jennings, pelo livro An Island, Patricia Lockwood, por No One is Talking About This, Nadifa Mohamed, com The Fortune Men, Maggie Shipstead, com Great Circle, e Francis Spufford, por Light Perpetual.

Lê também: Põe a leitura em dia este Verão com estes cinco livros

Quem faz parte do júri?

Quanto ao júri, a edição deste ano teve como presidente a historiadora Maya Jasanoff que é também escritora. Desde 2005 a professor da Universidade de Harvard editou 3 livros: Edge of Empire, Liberty’s Exiles e The Dawn Watch. O júri é composto pela escritora e editora Horatia Harrod, pelo escritor Chigozie Obioma e pelo antigo arcebispo da Cantuária Rowan Willians. A atriz Natascha McElhone conhecida pelo seu papel em The Truman Show faz também parte do júri. 

Num comunicado, Jasanoff afirmou que “uma coisa que une estes livros é o seu poder para absorver o leitor numa história pouco habitual e fazê-lo com uma voz distintiva”. A organização do evento destaca ainda que os livros de Nathan Harris e Patricia Lockwood são as estreias dos autores no romance. 

A seleção dos 13 livros nomeada aos Prémios Booker foi realizada a partir de 158 livros publicados no Reino Unido ou na Irlanda entre outubro do ano passado e setembro deste ano, estando o anúncio dos finalistas marcado para 14 de setembro. Em novembro saber-se-à quem é o grande vencedor que receberá um prémio monetário no valor de 50 mil libras (58,6 mil euros).

Lista com os 13 livros nomeados:

A Passage North, Anuk Arudpragasam (Granta Books, Granta Publications)

Second Place, Rachel Cusk, (Faber)

The Promise, Damon Galgut, (Chatto & Windus, Vintage, PRH)

The Sweetness of Water, Nathan Harris (Tinder Press, Headline, Hachette Book Group)

Klara and the Sun, Kazuo Ishiguro (Faber)

An Island, Karen Jennings (Holland House Books)

A Town Called Solace, Mary Lawson (Chatto & Windus, Vintage, PRH)

No One is Talking About This, Patricia Lockwood (Bloomsbury Circus, Bloomsbury Publishing)

The Fortune Men, Nadifa Mohamed (Viking, Penguin General, PRH)

Bewilderment, Richard Powers (Hutchinson Heinemann, PRH)

China Room, Sunjeev Sahota (Harvill Secker, Vintage, PRH)

Great Circle, Maggie Shipstead (Doubleday, Transworld Publishers, PRH)

Light Perpetual, Francis Spufford (Faber)

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.