Fado Alado / Fotografia: RTP

Fadoalado vencem ‘Got Talent Portugal’ 2021

Os Fadoalado são os vencedores do Got Talent Portugal 2021. A final realizou-se na noite de domingo (25), na RTP 1.

Os três mais votados pelo público foram o AM Dance Studio, o Gildo e os Fadoalado. Na escolha do vencedor apenas contou o voto popular por via telefónica. Ainda assim, cada membro do júri pôde comentar as atuações. O júri é composto por Cuca Roseta, fadista; Sofia Escobar, cantora e atriz; Pedro Tochas, comediante; e Manuel Moura dos Santos, crítico musical e manager. No total, estiveram 12 finalistas a disputar o grande prémio, do valor de 30 mil euros.

Na final de domingo, quem estreou o palco foi João Paulo Ferreira, originário de Pernambuco, no Brasil, país onde se formou em Canto Lírico e foi como tenor que se apresentou nos palcos do Got Talent. De seguida, os Ballet Boys, por sua vez, mostraram que o ballet não tem de ser uma dança exclusivamente “feminina“, como muitas vezes se pode pensar. Também na dança, o Duo Opa, composto pelo casal ucraniano Guillena e Dimitry, tentou a sua sorte nos palcos da RTP, apesar de já terem passado pelo teatro, revista e pelo programa da TVI, Dança com as Estrelas.

Da Ucrânia para o Reino Unido, passámos para Martin Callaghan, músico inglês que cantou o tema Skyfall, de Adele. O grupo de dança acrobática Gimnoarte, bicampeão mundial na modalidade e já repetente no Got Talent Portugal, atuou em quinto lugar; seguido de Alan Sencades, também de Pernambuco, que deslumbrou os jurados e o público com exercícios de circo com o seu arco. Da Ilha Terceira, nos Açores, vêm os Fadoalado, um grupo de dez elementos que dão um toque diferente e mais contemporâneo ao tão tradicional fado.

Ao som de Bad Guy de Billie Eilish, Gildo apresentou-se como um “contorcionista autodidata“, nas palavras do próprio, e foi um dos protagonistas da gala da final do Got Talent. O jovem ganhou uma bolsa para estudar em Portugal, patrocínio de um mecenas, ainda antes de terem sido revelados os resultados das votações. Por seu lado, Rodrigo Aleixo, com apenas 11 anos, começou a cantar com o pai aos três anos, no Alentejo, e foi o nono finalista a atuar.

Os Rapazes do Milongo são uma dupla musical, nascida em São Tomé e Príncipe, e apresentaram um tema original. A penúltima atuação da noite foi a dos Chef Duro e os seus adversários, que trouxeram Baile de Portugal, um tema original. Por último, atuou o AM Dance Studio, já premiado na modalidade que mistura dança com ginástica acrobática, tendo sido campeões de Acro Dance no World Dance Cup em 2018.

A final do Got Talent Portugal 2021 também ficou marcada pelas atuações das juradas Sofia Escobar e Cuca Roseta, bem como do cantor Nininho Vaz Maia. A gala, tal como as restantes, foi apresentada por Sílvia Alberto.