A Metamorfose dos Pássaros
Fotografia: Divulgação

‘A Metamorfose dos Pássaros’ já tem data de estreia nos cinemas portugueses

Depois de brilhar em vários festivais de cinema internacionais, e de vencer o Prémio da Crítica Internacional no Festival de Cinema de Berlim, A Metamorfose dos Pássaros vai chegar às salas de cinema portuguesas. A estreia comercial do filme de Catarina Vasconcelos está marcada para outubro de 2021.

A primeira longa-metragem da realizadora portuguesa teve a sua estreia internacional na Berlinale – Berlin International Film Festival, em fevereiro de 2020, onde venceu o Prémio FIPRESCI, atribuído pela Federação Internacional de Críticos. A estreia nacional aconteceu no festival IndieLisboa, em setembro de 2020, onde venceu o Prémio de Melhor Realização para Longa-metragem Portuguesa e o Prémio do Público. Chegará a 7 de outubro de 2021 às salas de cinema portuguesas, após passar por 60 festivais internacionais.

A Metamorfose dos Pássaros foi “o filme português com mais presenças em festivais em todo o mundo”, em 2020 “e o mais premiado, vencedor de mais de 20 prémios“, indica a produtora em comunicado. Descrito pela realizadora como um “documentário-ficção”, o filme retrata o universo familiar de Catarina Vasconcelos, com especial destaque na avó que nunca conheceu.

A longa-metragem surge após Metáfora ou a Tristeza Virada do Avesso, a sua primeira curta-metragem, realizada em contexto académico em 2013. Segundo a Lusa, os filmes aproximam-se e interligam-se, “abordando a relação dos pais e a morte da mãe, na curta-metragem, e a história de amor dos avós e a morte da avó paterna – que nunca conheceu -, na longa-metragem“.

Um filme sobre “a mãe do meu pai. A minha mãe. As mães. As mães das mães. As mães das mães das mães. Mas também acerca de um determinado período histórico que eu não tinha vivido: um período tão distinto daquele que vivemos hoje e que temos o dever de não esquecer. É um grande privilégio viver em liberdade”, refere a realizadora no comunicado.

Lê também: Bárbara Branco e José Condessa protagonizam nova versão de ‘O Crime do Padre Amaro’

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.