COI/Tóquio 2020

Tóquio 2020. Fica a saber onde podes acompanhar os Jogos Olímpicos

Um ano depois do inicialmente previsto, os Jogos Olímpicos de Verão Tóquio 2020 vão finalmente arrancar esta semana, ainda sob a sombra da pandemia. A cerimónia de abertura vai realizar-se esta sexta-feira (23) num Estádio Nacional do Japão que terá as bancadas despidas de público, tal como acontecerá ao longo de toda a competição.

Em Portugal, os Jogos da XXXII Olimpíada poderão ser vistos em sinal aberto na RTP, que é mais uma vez a detentora dos direitos de transmissão. A estação pública promete acompanhar em direto os principais momentos nas várias modalidades com um total de 200 horas de transmissão, adquiridos através de uma operação de sublicenciamento ao grupo Discovery. Entre 23 de julho e 8 de agosto, serão emitidas cerca de 12 horas diárias da competição na RTP1, RTP2 e RTP Play, com principal destaque para o atletismo, a ginástica e a natação.

A estação pública irá também estar focada no acompanhamento da comitiva portuguesa em Tóquio, com destaque para os jogos da seleção de andebol masculino, bem como as participações dos atletas nacionais em modalidades como canoagem, ciclismo, judo, equestre, remo, skate, surf, taekwondo, ténis, ténis de mesa, tiro, triatlo e vela. Portugal estará presente em 17 modalidades, com um total de 92 atletas.

Jogos Olímpicos
Fotografia: Facebook/Tokyo 2020

Os Jogos Olímpicos poderão ser vistos em direto na RTP1 a partir do final da noite e até ao início da manhã, com a emissão a começar por volta das 0h30 e a terminar às 6h30 nos dias úteis e às 8h ao fim de semana. A transmissão prossegue depois na RTP2 a partir das 6h30, prolongando-se até cerca das 13 horas. As cerimónias de abertura e encerramento poderão ser vistas em sinal aberto na RTP1, às 12 horas dos dias 23 de julho e 8 de agosto respetivamente, em direto do Estádio Nacional do Japão.

A RTP2 terá também algumas transmissões fora do horário matinal, como as provas de triatlo masculino e feminino, que se realizam este domingo (25) e na próxima segunda-feira (26) entre as 22h25 e a 1h. Além disso, o segundo canal terá um compacto diário de 30 minutos com os melhores momentos do dia, que irá para o ar às 21h.

Ainda antes da cerimónia de abertura, a RTP1 dá o pontapé de saída para o acompanhamento dos Jogos Olímpicos com a transmissão do jogo de futebol masculino entre o Brasil e a Alemanha, já nesta quinta-feira (22) às 12h30. O mesmo acontecerá na quarta-feira seguinte (28), às 12h, com o jogo de futebol Espanha x Argentina.

A RTP3, além do acompanhamento informativo nos vários noticiários, preparou um Diário Olímpico que irá para o ar às 17h30, onde se fará o balanço do que passou e a projeção do dia seguinte. Também à noite, no 360º, haverá um espaço dedicado às últimas novidades vindas de Tóquio. A operação de televisão levada a cabo pela RTP na capital nipónica será coordenada pelo jornalista João Pedro Mendonça e contará com os enviados especiais Marco Hélio, João Pedro Silva e João Miguel Nunes. Em Lisboa, Carlos Manuel Albuquerque, Paulo José Martins e Clara Osório serão os rostos da maratona de transmissões da televisão pública.

Programação da RTP para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020

ProgramaçãoData/Horário
Cerimónia de Abertura (RTP1)23/07 às 12h00
Triatlo (RTP2)25/07 e 26/07 das 22h25 à 1h00
Dias de semana (RTP1)Emissão entre as 0h30 e as 6h30
Fins de semana (RTP1)Emissão entre as 0h30 e as 8h00
Dias de semana (RTP2)Emissão entre as 6h30 e as 13h00
Fins de semana (RTP2)Emissão entre as 8h00 e as 13h00
Diário (RTP2)21h00
Diário Olímpico (RTP3)17h30
Cerimónia de Encerramento (RTP1)8/08 às 12h

Eurosport com mais de 3500 horas de cobertura na TV e no digital

O grupo Discovery, dono dos canais Eurosport, é o detentor dos direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos e afirma-se como “A Casa dos Jogos Olímpicos” na Europa. Também com os direitos de transmissão de Pequim 2022 e Paris 2024 em carteira, o Eurosport dá início à aventura olímpica em Tóquio este ano com uma ampla cobertura e distribuição através dos seus canais de televisão e plataformas digitais.

Com um total de mais de 3500 horas de transmissão olímpica na TV e online, a estação pan-europeia promete uma cobertura que terá a inovação e a proximidade como elementos-chave. No linear, os dois canais Eurosport estarão dedicados praticamente em exclusivo ao acompanhamento dos Jogos, com transmissões em direto e em diferido. Enquanto o Eurosport 1 vai apostar nos desportos olímpicos mais tradicionais, o Eurosport 2 dará destaque especial aos novos desportos, entre os quais o surf, o skate e o basquetebol 3×3. Também as cerimónias de abertura e encerramento serão transmitidas, a 23 de julho e 8 de agosto no Eurosport 1.

No site do Eurosport, os assinantes do Eurosport Player poderão acompanhar na íntegra toda a ação dos Jogos Olímpicos através de um total de 57 sinais adicionais, que vão permitir aos fãs seguir a competição como e quando quiserem. O site terá também resumos em vídeo de todos os eventos olímpicos, atualização do calendário e do quadro de medalhas em tempo real com todos os resultados, os momentos curiosos de cada dia, a entrega de medalhas e vídeos exclusivos.