‘Jornal da Tarde’ da RTP1 destaca edição “quase sem notícias da pandemia”

No passado domingo (18), o Jornal da Tarde, da RTP1, ficou marcado pela ausência de destaques sobre a pandemia de Covid-19. Num período em que em todos os meios de comunicação proliferam notícias sobre o tema mais mediático do momento, a RTP1 assinalou este facto em plena emissão, com o jornalista Hélder Silva a afirmar “poder ser um bom sinal”.

Num dia particularmente marcado pela greve da Groundforce, foi este o tema dominante desta edição do Jornal da Tarde, bem como reportagens em direto com todos os impactos gerados nos diferentes aeroportos nacionais. O impacto desta greve afetou também a deslocação dos atletas olímpicos para Tóquio. Francisco Belo, atleta olímpico da comitiva portuguesa que vai representar o país no lançamento do peso, foi o repórter de serviço, acompanhando e mostrando os diversos pontos de controlo e testagem aos atletas.

Durante quase uma hora e meia de emissão, o alinhamento do jornal apenas mencionou o tema da pandemia no âmbito das suas implicações nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que como já se sabe, não contarão com a presença habitual de público nas bancadas. Para quem está em Tóquio, a liberdade de movimento e circulação são limitadas e os jornalistas presentes têm mesmo de cumprir uma quarentena obrigatória à chegada.

Hélder Silva utilizou um paralelismo humorístico para concluir que “Se hoje este jornal fosse testado à Covid-19, o resultado seria negativo. Pela primeira vez em mais de um ano e meio, quase não falámos da pandemia”.

Lê também: SIC coloca todos os programas na liderança das audiências