O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Programa Cautelar
Fotografia: RTP/Divulgação

‘Programa Cautelar’ vai ter segunda temporada na RTP1

Programa Cautelar vai regressar para uma segunda temporada na RTP1. O formato apresentado por Filomena Cautela, que estreou no início de junho, teve o último dos seis primeiros episódios emitido no passado sábado (10).

A confirmação foi dada pela apresentadora através de uma publicação no Instagram, onde refere que os novos episódios deverão chegar “em breve” à antena do canal público.

Ao longo de seis semanas, o Programa Cautelar, que misturou informação com humor para explicar a realidade de forma simples, divertida e factual”, realça a sinopse, falou sobre desinformação, a guerra das audiências, racismo, empoderamento feminino, alterações climáticas e a precariedade na cultura. O formato aborda sempre temas distintos, que são trabalhados por uma equipa de jornalistas e guionistas. Durante os episódios, Filomena Cautela recebeu convidados especiais para falar sobre a temática, com o objetivo de “munir os telespetadores de uma caixa de ferramentas que construa um ponto de vista mais sólido e construtivo sobre o tema da semana”.

Apesar de ter estreado como o programa mais visto do dia na RTP1 no dia de arranque, acabou por se manter sempre em terceiro lugar no horário em que foi emitido. Enquanto a estreia reuniu 622 mil espectadores (6,6%/13,8%), a despedida da primeira temporada do formato garantiu 4,9% de audiência média e 11,8% de share. Nos dados totais de junho, colocou-se na 91.ª posição entre os 100 programas mais vistos do mês.

Fita Isoladorapodcast de quinta-feira do Espalha-Factos, analisou o programa aquando da sua estreia. “Filomena Cautela faz um bom trabalho a trocar por miúdos e a tentar explicar de uma forma divertida e até a parecer jovem e cool para as pessoas que não são tão jovens estes temas com os quais não estão familiarizados“, indica o membro do painel Tiago Serra Cunha, relembrando a “massa de público” que habitualmente sintoniza a RTP. “Foi um equilíbrio bem feito para fazer chegar este tema aos mais jovens e a outros públicos que precisam de saber sobre isto e se calhar não sabem“, disse o membro do painel.

Depois desta primeira temporada do Programa Cautelar, Filomena Cautela está de regresso à antena da RTP1 já em agosto em dois formatos distintos. Quem Quem Ser Milionário? – Alta Pressão volta a ser emitido em horário nobre a substituir Joker. A 1 de agosto, estreia a terceira temporada de I Love Portugal, que volta a ser a aposta do primeiro canal para as noites de domingo durante o verão.