Måneskin
Fotografia: EBU / Andres Putting

De Roma a Milão e Florença. Itália conta com 17 cidades na corrida à Eurovisão 2022

Está oficialmente aberta a corrida à organização do Festival Eurovisão da Canção 2022. Depois da vitória dos italianos Måneskin, 17 cidades disputam o concurso.

Terminado o processo de licitação de candidaturas à coordenação da competição europeia, a emissora responsável pela edição, RAI, anunciou que 17 cidades estão interessadas em receber a Eurovisão em maio de 2022. Destaque para as capitais regionais de Bolonha, Génova, Florença, Milão, Roma, Turim e Trieste.

Na corrida, estão ainda as capitais provinciais de Alexandria, Matera, Pésaro, Rimimi e Viterbo. Finalmente, competem também pelo festival os municípios de Acireale (Catania), Bertinoro (Forlì-Cesana), Jesolo (Veneza), Palazzolo Acreide (Siracusa) e Sanremo (Impéria), de onde saem os representantes de Itália.

Segue-se um curto processo de análise e escolha das candidaturas. Nas próximas semanas, as cidades interessadas vão receber um documento detalhado com todos os requesitos para receber o festival e a escolha será feita pela RAI, em coordenação com a União Europeia de Radiodifusão (EBU), até ao final de agosto.

Esta não é a primeira vez que Itália recebe o concurso, ainda que tenha esperado 31 anos para repetir o feito. Nápoles recebeu o evento em 1965, depois da vitória no ano anterior de Gigliola Cinquetti com o tema ‘Non ho l’eta’. Em 1991, 26 anos depois, o país voltou a receber o concurso, desta feita na capital Roma, após a vitória de Toto Cutugno com a canção Insieme’.

Lê também: ‘Young Royals’. Omar Rudberg, o Simon da série, já tentou ir à Eurovisão

O Festival Eurovisão da Canção 2022 regressa assim a Itália, depois da vitória da banda Måneskin. O grupo mantém-se nos lugares cimeiros das plataformas de streaming, tendo chegado ao 1.º lugar do Spotify em todo o mundo, no início do mês. Preparam-se para lançar um videoclipe do tema ‘I Wanna Be Your Slave’, que tem ganho notoriedade, ao lado do cover ‘Beggin’, para lá da canção vencedora ‘Zitti E Buoni’.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.