Depois de ter assumido funções na direção da generalista TVI no início de 2020, Nuno Santos prepara-se agora liderar a nova aposta do grupo Media Capital, a CNN Portugal.
A mudança é avançada pelo Meios & Publicidade, que diz que a oficialização “deve ser tornada publica ainda este mês“. Ao mesmo site, o grupo de comunicação não confirmou, para já, essa transição: “No momento adequado a Media Capital terá a oportunidade de apresentar toda a operação CNN Portugal“, responderam.
Nuno Santos assumiu a direção de programas da TVI em janeiro de 2020, deixando a direção-geral do Canal 11, projeto da Federação Portuguesa de Futebol. O novo diretor veio substituir Felipa Garnel, que entrou em funções como diretora no fim de agosto de 2019, não tendo conseguido a desejada inversão na tendência de maus resultados da estação.
Tendo começado a sua carreira como jornalista, Nuno Santos já havia ocupado o cargo de diretor na RTP e na SIC, completando assim o leque de canais abertos. O profissional foi também o fundador e primeiro Diretor da SIC Notícias. Em julho de 2020, deixou o cargo da direção de programas, tendo sido nomeado Diretor-Geral da TVI.
Em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM), o grupo Media Capital anunciou, no final de maio, a assinatura do memorando com o Grupo Turner Broadcasting System Europe para um “acordo de licenciamento que prevê a criação da CNN Portugal“. O novo canal substituirá a atual TVI 24, de acordo com informações avançadas ao jornal ECO por fonte da Media Capital.
O canal será programado e operado pela holding portuguesa, com a rede norte-americana a oferecer formação e consultoria aos profissionais nacionais, e também o acesso a todo o portefólio da CNN. Esta parceria acontecerá em moldes semelhantes àquela que permitiu o lançamento da CNN Brasil, que é operada pela empresa Novus Mídia desde 2020.