Clara de Sous
Fotografia: Revista Forever Young

Podcast. Serenidade de Clara de Sousa “esvazia críticas” à escolha para os Globos de Ouro

Clara de Sousa foi escolhida para apresentar a edição deste ano dos Globos de Ouro, na SIC. A escolha da pivô para o papel de anfitriã da cerimónia esteve em análise na edição desta quinta (8) do podcast Fita Isoladora.

O painel conduzido por João Malheiro, Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha recebeu, para o comentário ao tema, Rita Mendes, psicóloga e profissional de recursos humanos. “A Clara de Sousa passou muita serenidade e esvaziou, desde logo, as críticas que pudessem surgir por ser uma jornalista, uma pivô, a apresentar a cerimónia, desdramatizando e mantendo a sua atitude de sempre“, considera a convidada.

Existe uma ideia, um bocado estranha, de que o jornalista tem de ser uma pessoa muito fechada, sisusa. Acorda, super sério, lê as notícias e vai dormir. Quando pode fazer outras coisas da vida, e um jornalista pode comunicar de outras maneiras que não no contexto jornalístico e isso não lhe fere a sua integridade ou isenção, de todo“, completa João Malheiro.

É essencial que fique claro para toda a gente em que função é que aquela pessoa ali está. E ninguém espera que a Clara de Sousa vá fazer jornalismo na noite dos Globos de Ouro e, por isso, é um papel diferente, mas se formos ver a lista de incompatibilidades para os jornalistas, apresentar cerimónias não se apresenta nessa lista de incompatibilidades. E, de qualquer forma, não consigo perceber de que forma é que apresentar os Globos de Ouro pode colidir com a seriedade do jornalista“, defende Pedro Miguel Coelho.

Ela não foi anunciada como apresentadora do Quem Quer Namorar com o Agricultor?, do Factor X ou do Peso Pesado. Estamos a falar de uma cerimónia única, uma seriedade diferente, e jornalistas ou pivôs não seria a primeira vez que apresentariam cerimónias mais ou menos grandes“, sublinha Tiago Serra Cunha.

Na conversa desta quinta-feira foi ainda abordado o regresso de Gossip Girl, com o reboot que estreia esta quinta (8) na HBO Max a ser antecipado por Cátia Duarte Silva, e a estreia de O Amor Acontece, a experiência social da TVI, cujas primeiras impressões foram dadas por Sara Recharte e Marta Spínola Aguiar.

Este e todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.