Best Youth
Fotografia: Best Youth / Facebook

Ele no Porto, ela em Lisboa. Best Youth atuam em simultâneo nos Prémios PLAY com ajuda do 5G

Na gala dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, que decorre esta quinta-feira (8) no Coliseu dos Recreios, vai haver uma atuação inédita. Os Best Youth, duo constituído por Ed Rocha GonçalvesCatarina Salinas, vão tocar num piano de forma simultânea – ele a partir do Porto e ela a partir de Lisboa – com a ajuda da tecnologia do 5G.

À RTP1, Ed Rocha Gonçalves conta como a ideia acabou por surgir. “Tentamos arranjar soluções para podemos trabalhar à distância, para estarmos juntos, e nomeadamente durante o ano passado, até durante a pandemia, tentamos fazer algumas coisas separados”, indicou o artista, adicionando que o duo nunca tinha experimentado ter um e outro a reagir, à distância, ao que iam tocando. “Esta experiência está a ser muito engraçada”, relata o músico.

O piano ser tocado por Ed e Catarina à distância acontecerá devido à tecnologia do 5G, que permite uma latência baixa o suficiente para que os músicos consigam tocar o instrumento sem atraso – desde que haja rede em ambos os sítios. Cada um dos pianos tem sensores que permitem enviar ao outro dados que indicam que teclas estão a ser tocadas por cada um dos músicos. Se Catarina tocar numa tecla em Lisboa, a mesma tocará no Porto para Ed, que assim pode prosseguir a tocar a composição.

Pedro Santos, diretor da rede Vodafone explica à RTP1 como funciona a ligação entre os pianos. “Quando uma tecla é premida no Porto, ela é tocada aqui [em Lisboa] trinta milissegundos depois“, permitindo a sincronização entre os dois músicos. O grande obstáculo para a atuação funcionar como o duo espera é o atraso gerado pelo processamento de som do lado dos computadores, mas os Best Youth prometem, “a quatro maõs”, ultrapassar o desafio que será inédito em Portugal.

Uma noite recheada de atuações

Na noite que visa celebrar o melhor que se fez na música portuguesa durante o ano de 2020, a atuação dos Best Youth não será a única a acontecer. Tal como aconteceu no ano anterior (2020), a gala dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa terá várias colaborações inéditas a subir ao palco do Coliseu dos Recreios. Bispo atua ao lado de João Pedro PaisMallu Magalhães atua com Capicua e Os Quatro e Meia sobem a palco ao lado de Bárbara TinocoNennyAna Moura eram suposto atuarem em conjunto, mas devido ao isolamento profilático da fadista na Áustria, os HMB substituirão essa atuação.

Além disso, Buba EspinhoCuca RosetaSara Correia vão-se juntar numa homenagem a Carlos do Carmo, falecido no primeiro dia de 2021, e Carolina Deslandes irá apresentar-se em palco ao lado de outras onze cantoras: Bárbara Tinoco, Cláudia Pascoal, Irma, Sara Correia, Carolina Leite, Diana Castro, Inês Pires, Joana Duarte, Madalena Guedes, Rita Rocha e Rosa Antunes.

A transmissão dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa acontece a partir das 21h e conta com apresentação de Filomena Cautela.