Operação Maré Negra
Fotografias: D.R.

‘Operação Maré Negra’. Lúcia Moniz, Nuno Lopes e Luís Esparteiro na primeira série luso-espanhola da Amazon Prime

Amazon Prime Video anunciou que arrancaram as gravações da nova série luso-espanhola do serviço de streaming, Operação Maré Negra e revelou o elenco, composto por atores espanhóis e portugueses. A produção, que conta com a portuguesa Ukbar Filmes e a participação da RTP, ainda não tem data de estreia definida.

O elenco ibérico conta com Álex González (3 Caminos) como protagonista, no papel de Nando, conta com os portugueses Nuno Lopes (White Lines, São Jorge, Principio Meio e Fim), Lúcia Moniz (Listen) e Luís Esparteiro (Super Pai) que se juntam aos nomes Bruno Gagliasso (Marighella), Miguel Insua (La Unidad), Carles Francino (As Telefonistas), Nerea Barros, Xosé Barato, Manuel Manquiña, Luis Zahera, David Trejos e Leandro Firmino.

Operação Maré Negra leva-nos ao mês de novembro de 2019, quando, no Oceano Atlântico, foi intercetado um submarino artesanal que possuía mais de 3 toneladas de cocaína onde três homens acabam por sobreviver a condições atmosféricas altamente adversas, bem como a uma constante e persistente pressão policial. Ao comando, temos Nando (Álex González), marinheiro e pugilista condecorado amador com deveras dificuldades económicas, que acaba por se ver obrigado a seguir outros meios para ganhar a vida.

A série será composta por quatro episódios, cada um de 50 minutos e é produzida pela Ficción Producciones (3 Caminos) em parceria com a portuguesa Ukbar Filmes (A Espia, Soldado Milhões) e ainda com a coprodução da FORTA e da RTP. O argumento ficou sob a alçada de Patxi Amezcua (Sin Límites, Séptimo) e Natxo López (Perdida) e conta ainda com a realização dos espanhóis Daniel Calparsoro e Oskar Santos e do português João Maia (Variações).

A série está a ser apresentada como a primeira coprodução luso-espanhola da Amazon Prime Video, se bem que não é a primeira com sangue português. Ainda este ano chegou-nos 3 Caminos, que uniu a RTP, a TV Galicia, a Amazon Prime e também contou com a produção da Ficción Producciones.

Esta não é a primeira vez que Nuno Lopes participa numa série para uma plataforma de streaming internacional. Há pouco mais de um ano estreou White Lines, da Netflix. Tanto a série como a performance de Nuno tiveram um grande sucesso internacional alcançando vários primeiros lugares na plataforma ao redor do globo. Para Lúcia Moniz e Luís Esparteiro, esta será a primeira vez que se aventuram numa série para o streaming.