O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Måneskin
Fotografia: Måneskin / Facebook

Måneskin chegam ao 1.º lugar do Spotify em todo o mundo

A banda italiana Måneskin, que venceu a última edição do Festival Eurovisão da Canção, alcançou o 1.º lugar no Top 50 Global da plataforma de streaming Spotify.

Mais de um mês depois da glória em Roterdão, os Måneskin continuam a somar fãs nas redes sociais – contam com 4.7 milhões de seguidores, só no Instagram – e a cimentar-se como as maiores estrelas à escala global a sair da Eurovisão na última década. Este domingo (4) ultrapassaram a nova sensação pop-rock Olivia Rodrigo com a canção com mais audições em todo o mundo durante o dia.

No entanto, o feito ganha toda uma outra dimensão tendo em conta que o tema em questão, ‘Beggin’, é um cover interpretado pela banda durante a participação no concurso X Factor em 2017, e que fez parte do seu álbum de estreia, no mesmo ano.

Quatro anos depois, a versão teve mais de 7 milhões de audições em apenas 24h. Ainda assim, esta não é a única presença dos Måneskin neste top, mas sim uma de três. O tema ‘I Wanna Be Your Slave’, do último disco, ocupa o 8.º lugar e a canção que os deu a conhecer à Europa e ao mundo, ‘Zitti e Buoni’, está na 36.ª posição. As quatro crianças haveriam de chegar longe nos tops, mostraram nas redes sociais.

Fora do Top 50 Global, que classifica os destaques diariamente, a banda vê o mesmo cover em 2.º lugar no Top Songs, de atualização semanal, também a nível global. As restantes duas canções, pela mesma ordem apresentada acima, ocupam o 9.º e o 31.º lugar na tabela. Desde a vitória no Festival que se mantêm nos tops.

Contrariamente à esmagadora maioria dos vencedores da Eurovisão, que ganham notoriedade europeia através da canção com que conquistaram o conhecido troféu em forma de microfone, os Måneskin conseguiram distanciar-se da situação comum de ficarem presos a um tema. O facto de terem lançado um disco apenas dois meses antes das galas da maior competição de música do mundo, permitiu aos músicos apresentar novas propostas para lá de ‘Zitti e Buoni’.

Prova-o o tema ‘I Wanna Be Your Slave’, cuja rápida disseminação levou a banda a interpretá-lo num dos programas de televisão mais conhecidos da Suécia e nas televisões francesa e polaca. Nesta última performance, o vocalista Damiano David beijou o guitarrista Thomas Raggi de forma a marcar uma posição contra a situação restritiva para a comunidade LGBTI+ no país. “Nós achamos que todos deviam ser permitidos a fazer isto sem qualquer medo”, protestou Damiano.

Lê também: Courtney Love acusa Olivia Rodrigo de copiar capa de álbum dos Hole