autor
Fotografia: Gage Skidmore

‘Guerra dos Tronos’ terá final diferente nos livros de George R. R. Martin

George R.R. Martin, o autor da saga que deu origem à série Guerra dos Tronos, da HBO, revela que o seu final, nos livros, será diferente do final televisivo.

Recentemente, numa entrevista à WTTW, emissora pública de Chicago, Martin revelou ainda estar a trabalhar nos livros, mas deixou clara a sua posição: “Verão o meu final quando ele sair”.

Desde 19 de maio de 2019, dia em que Guerra dos Tronos transmitiu o seu último episódio, que a controvérsia em torno dos episódios finais persiste. Fãs, atores, e até o próprio George R. R. Martin mostraram-se desiludidos com o término da série.

A verdade é que, quando a série estreou, em 2011, As Crónicas de Gelo e Fogo de Martin eram constituídas, já, por cinco volumes. “Nunca pensei que eles [produtores de Guerra dos Tronos] me apanhassem, mas fizeram-no. Apanharam e passaram-me à frente”, explica o escritor. “Isso foi um pouco estranho, porque a série estava à minha frente e a ir numa direção diferente, relata.

O autor da saga multimilionária já tinha confessado que o sucesso da série dificultava o seu processo de escrita, sendo esse o motivo para o atraso dos últimos dois volumes de As Crónicas de Gelo e Fogo. Agora, George R. R. Martin declara que ainda lhe falta muito para terminar The Winds of Winter, o penúltimo volume, mas que tem escrito vários capítulos durante as últimas semanas.

O volume final, A Dream of Spring, que trará uma conclusão definitiva à saga, ainda não começou a ser escrito.

A HBO comprou os direitos televisivos da saga em 2007 e, a 17 de abril de 2011, o mundo conheceu Guerra dos Tronos pela primeira vez, a série tornando-se altamente aclamada desde o começo.

Dez anos após o início deste fenómeno, que continua forte apesar do final polémico em 2019, foi anunciado, em abril de 2021, que vem aí uma prequela da série, House of the Dragon, a estrear em 2022.