Pandemia: Covid-19
Fotografia: Alessandra Tarantino/AP

Reportagem TVI ‘Covid-19: o Diagnóstico’ vence prémio Ninfa de Ouro

O trabalho de informação português foi reconhecido no 60.º Festival de Televisão de Monte Carlo

A reportagem da TVI, Covid-19: o Diagnóstico, foi galardoada com o prémio Ninfa de Ouro. A distinção aconteceu no dia 22 de junho, na 60.ª Gala de Televisão de Monte Carlo.

A concorrer contra reportagens de países como Suíça, Alemanha, França e Reino Unido, o trabalho de informação da TVI foi o grande vencedor na categoria de Best News Documentary. A reportagem de André Carvalho Ramos foi transmitida pelo canal em fevereiro deste ano, e expôs o trabalho árduo e cansativo dos profissionais de saúde no combate à pandemia. Para além disso, inclui relatos na primeira pessoa não só de quem está a trabalhar no cuidado dos pacientes, mas também de doentes que sobreviveram à doença.

Gravada no Hospital de São João no Porto, o trabalho jornalístico tem imagem de Nuno Assunção e edição de imagem de Pedro Marques. A equipa de reportagem passou dias na unidade, onde tudo começou, e acompanhou todo o trabalho, das urgências aos cuidados intensivos, até à morgue. Para além deste trabalho, também Nuno Assunção e André Carvalho Ramos, foram distinguidos na categoria Best News Documentary. “O reconhecimento deste documentário é, para mim, um reforço daquilo que a covid-19 significou para o mundo. Não há fronteiras, classes sociais ou estatutos. Somos todos iguais e todos podemos contrair um vírus que mudou o mundo. É uma honra receber esta distinção, um dos prémios mais importantes do mundo na área da televisão”, agradeceu o jornalista André Carvalho Ramos.

A reportagem Covid-19: O Diagnóstico está disponível para visualização na TVI Player.