O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Terra Nova
Fotografia: Divulgação/HBO Portugal

‘Terra Nova’ estreia na HBO Portugal em agosto

Terra Nova é a mais recente produção portuguesa a chegar ao catálogo da HBO Portugal. A série estreia-se na plataforma de streaming a 21 de agosto.

Produzida pelo Cinemate, com argumento de Artur Ribeiro e Nuno Duarte e realizada por Joaquim Leitão, a série de época acompanha a vida de famílias de pescadores na década de 1930, em Portugal. “Uma série que nos traz um retrato social de uma época onde muitas famílias dependiam da vida no mar para o seu sustento, enquanto tinham que lutar pela sobrevivência“, descreve a RTP.

Terra Nova foi baseada na obra O Lugre de Bernardo Santareno, considerada a última grande epopeia trágico-marítima. Narra a história do navio Terra Nova, um lugre bacalhoeiro, cujo capitão decide navegar, pela primeira vez, até à Gronelândia, na tentativa de contrariar um mau ano de pesca.

Este “drama humano“, como descreve o Cinemate, trata não só o perigo de vida que os pescadores passavam nas suas longas viagens piscatórias, como as dificuldades sentidas pelas famílias que ficavam em terra, confrontando-se com a incerteza de não saberem se os seus filhos e maridos estavam, ou não, vivos, e com árdua tarefa de ‘aguentarem o barco’ sozinhas.

Terra Nova
Fotografia: Divulgação

O enredo

O Capitão (Virgílio Castelo) tem, entre a sua tripulação, Albino (Pedro Lacerda), um pescador que sobreviveu a um naufrágio e que agora é considerado uma ‘má-sorte’ e Miguel, um jovem órfão (Miguel Partidário). Albino tenta proteger Miguel, que o admira, contra a desconfiança da maioria dos pescadores. À medida que os desafios aumentam, como tempestades marítimas e o tempo gelado do Atlântico Norte, tensões aumentam e Albino percebe que, se não morrer antes no mar, pode morrer às mãos de um dos seus companheiros. Toda esta animosidade resulta numa luta que compromete o objetivo da viagem e que surpreende Bernardo (Vítor D’ Andrade), um médico que viaja pela primeira vez e não sabe se deve ser solidário para com os pescadores, ou se deve obedecer ao Capitão.

Entre o elenco, encontram-se atores como Virgílio Castelo (A Serra), Sandra Faleiro (Madre Paula), João Jesus (Os Gatos Não Têm Vertigens),  Sara Norte (Médico de Família), Vítor Norte (O Bando dos Quatro), entre outros.

Filmada entre Portugal e o Mar do Norte, a minissérie tem 13 episódios. Estreou na RTP1 no ano passado, em junho, e junta-se agora a séries portuguesas como Mistérios de Lisboa ou 3 Mulheres que podem ser vistas na HBO Portugal.

 

Notícia atualizada a 4 de agosto de 2021 com nova data de estreia: 21 de agosto e não 21 de julho.

 

 

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.