festival nostalgia
Car Seat Headrest, Vodafone Paredes de Coura 2019. Fotografia: Sofia Matos Silva

Vodafone Paredes de Coura. Apesar da resistência, o festival foi adiado para 2022

A organização do festival no Norte de Portugal manteve-se otimista, mas a evolução da pandemia não colaborou.

A edição de 2021 do Festival Vodafone Paredes de Coura, de 18 a 21 de agosto, está oficialmente cancelada. O festival na vila do Minho regressa em agosto de 2022, com cartaz ainda por anunciar.

As organizações dos festivais de verão em Portugal têm vindo a cancelar (ou, adiar) as edições dos festivais para o ano de 2022. Após o cancelamento dos esperados NOS Primavera Sound, MEO Marés Vivas e NOS Alive, chega a vez do anúncio do Vodafone Paredes de Coura, que mostrava maior resistência aos efeitos da pandemia.

O nosso maior medo tornou-se realidade. Pela segunda vez somos obrigados a parar.” Assim começa o comunicado lançado, ao início da tarde desta terça-feira (22), pela empresa Ritmos, responsável pela organização dos festivais NOS Primavera Sound (em junho, no Porto) e Vodafone Paredes de Coura (em agosto, na vila que lhe dá o nome).

Por ser realizado no final do verão, a expectativa para a realização do festival continuava alta entre os fãs, tendo em conta a evolução da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, e apesar dos dados da pandemia nas últimas semanas.

Todas as incertezas e constantes alterações nos procedimentos do regresso dos espetáculos ao vivo levam-nos com muita mágoa a admitir que esta é a decisão mais sensata a tomar“, informa a organização do festival. “Estes últimos meses foram passados numa constante dedicação à procura de uma ideia que tornasse possível a celebração desta edição do Vodafone Paredes de Coura. Foram elaborados planos alternativos, soluções invulgares, rotas improvisadas, que infelizmente não podemos colocar em prática.

Sob o mote de “A promessa continua, teremos sempre Coura e Coura sempre nos terá”, os organizadores de um dos mais antigos festivais do Norte e do país incentivam a que os fãs ajudem a “comunidade que envolve o festival neste momento tão difícil”, mantendo os bilhetes, numa promessa de que 2022 será, finalmente, ano. A necessidade de partilhar cultura e música ao vivo nunca perderá a sua importância.”

vodafone paredes de coura
Capitão Fausto, no Vodafone Paredes de Coura, em 2019. | Fotografia: Matilde Costa Alves / Espalha-Factos

A última edição do Festival Vodafone Paredes de Coura foi realizada em 2019, e contou com a presença de New OrderPatti SmithFather John Misty, entre outros. Para a edição de 2020, que entretanto passou para 2021 dada a pandemia, estavam confirmados nomes como Pixies, Mac DemarcoIDLESL’Impératrice Yellow Days.

Os bilhetes adquiridos para as edições de 2020 e 2021 serão válidos para 2022, e quem desejar o reembolso por impossibilidade de comparência poderá fazê-lo nos termos admitidos pela organização e nos termos legalmente previstos.