A edição de 2021 do Festival Vodafone Paredes de Coura, de 18 a 21 de agosto, está oficialmente cancelada. O festival na vila do Minho regressa em agosto de 2022, com cartaz ainda por anunciar.
As organizações dos festivais de verão em Portugal têm vindo a cancelar (ou, adiar) as edições dos festivais para o ano de 2022. Após o cancelamento dos esperados NOS Primavera Sound, MEO Marés Vivas e NOS Alive, chega a vez do anúncio do Vodafone Paredes de Coura, que mostrava maior resistência aos efeitos da pandemia.
“O nosso maior medo tornou-se realidade. Pela segunda vez somos obrigados a parar.” Assim começa o comunicado lançado, ao início da tarde desta terça-feira (22), pela empresa Ritmos, responsável pela organização dos festivais NOS Primavera Sound (em junho, no Porto) e Vodafone Paredes de Coura (em agosto, na vila que lhe dá o nome).
Por ser realizado no final do verão, a expectativa para a realização do festival continuava alta entre os fãs, tendo em conta a evolução da vacinação contra a Covid-19 em Portugal, e apesar dos dados da pandemia nas últimas semanas.
“Todas as incertezas e constantes alterações nos procedimentos do regresso dos espetáculos ao vivo levam-nos com muita mágoa a admitir que esta é a decisão mais sensata a tomar“, informa a organização do festival. “Estes últimos meses foram passados numa constante dedicação à procura de uma ideia que tornasse possível a celebração desta edição do Vodafone Paredes de Coura. Foram elaborados planos alternativos, soluções invulgares, rotas improvisadas, que infelizmente não podemos colocar em prática.”
Sob o mote de “A promessa continua, teremos sempre Coura e Coura sempre nos terá”, os organizadores de um dos mais antigos festivais do Norte e do país incentivam a que os fãs ajudem a “comunidade que envolve o festival neste momento tão difícil”, mantendo os bilhetes, numa promessa de que 2022 será, finalmente, o ano. “A necessidade de partilhar cultura e música ao vivo nunca perderá a sua importância.”

A última edição do Festival Vodafone Paredes de Coura foi realizada em 2019, e contou com a presença de New Order, Patti Smith, Father John Misty, entre outros. Para a edição de 2020, que entretanto passou para 2021 dada a pandemia, estavam confirmados nomes como Pixies, Mac Demarco, IDLES, L’Impératrice e Yellow Days.
Os bilhetes adquiridos para as edições de 2020 e 2021 serão válidos para 2022, e quem desejar o reembolso por impossibilidade de comparência poderá fazê-lo nos termos admitidos pela organização e nos termos legalmente previstos.