Big Brother
Fotografias: TVI/Divulgação

Podcast. Precisamos de mais um ‘Big Brother’ já este ano?

O episódio desta semana do Fita Isoladora, podcast semanal do Espalha-Factos, abordou o regresso já confirmado do Big Brother. O reality show mais famoso da TVI está de volta, mais uma vez, estando neste momento no processo de casting. Será este regresso assim tão aguardado?

Ouve o Fita Isoladora desta semana:

Os concorrentes vão ter de ser resilientes e estar prontos para desafios radicais, promete a TVI. Mas será que, apenas três meses depois do fim do Duplo Impacto, precisamos mesmo de mais um Big Brother este ano? Pedro Miguel Coelho, Tiago Serra Cunha e João Malheiro recebem a editora do Espalha-Factos Matilde Costa Alves e a podcaster Joana Balsa para perceber se as expetativas para a nova edição do reality show são positivas.

Joana Balsa revela que ficou “radiante” com a notícia do regresso do Big Brother e que esta decisão da TVI é “dar às pessoas aquilo que elas querem”. Menos eufórica, Matilde Costa Alves lamenta não haver “uma pausa maior” entre as edições do programa e apela a que o programa seja mais semelhante ao BB2020.

Caso Eriksen e Euro 2020 em análise

Euro 2020 entrou em campo em 2021, há uma semana. No segundo dia de jogos, a competição foi marcada pela queda em campo de Eriksen, jogador de 29 anos da Dinamarca. O jogador teve uma paragem cardiorrespiratória e deixou uma plateia em choque e a audiência planetária em suspenso.

Sobraram críticas para a realização, que não interrompeu a emissão e que focou o homem caído no chão até às manobras de realização, motivando a que a seleção dinamarquesa se mobilizasse para o rodear e, dessa forma, o proteger do olhar impiedoso das câmaras. Jean-Jacques Amsellem, o realizador da partida, defende-se. Diz que era preciso captar a emoção vivida no estádio no momento, mas que “não lhe chamaria voyeurismo“.

O que é que lhe podemos chamar afinal? Para responder a esta e outras questões, o Fita Isoladora recebeu Rogério Borges, realizador de televisão responsável pela final do Euro 2004, em Lisboa.

Euro 2020 teve ainda muito impacto na guerra das audiências televisivas. O futebol domina a atenção dos espectadores e, geralmente, as transmissões da competição são as mais vistas dos seus respetivos dias. Mesmo assim, será que a TVI, que comprou 12 transmissões televisivas, vai conseguir montar uma remontada na liderança face à SIC, que só comprou direitos para cinco jogos? Gonçalo Marques Barbosa, especialista em audiências do Espalha-Factos, ajuda a analisar os dados desta última semana.

Este e todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Ouve as recomendações #NumMinuto desta semana: