Manu Ríos dá vida a uma das novas personagens de Élite
Fotografia: Netflix / Divulgação

Elite. Manu Ríos sobre personagem: “Eu também sei muito bem o que quero”

Manu Ríos é uma das adições ao elenco de Elite, a série-sensação que lidera o top da Netflix. Em entrevista ao site brasileiro F5, destaca as diferenças em relação à personagem que interpreta, mas também uma semelhança fundamental.

Patrick, o filho do novo diretor do colégio de Las Encinas, vem agitar as coisas entre o casal formado por Omar (Omar Ayuso) e Ander (Arón Piper). Manu, ator que lhe dá vida, é um dos influencers mais conhecidos de Espanha, tendo sobressaído ainda criança num concurso de talentos da televisão regional de Castilla-La Mancha.

Esta é a sua segunda experiência relevante numa série televisiva, depois de em 2014, aos 15 anos, ter dado vida a Mauri na série cómica Chiringuito de Pepe. Mas não podiam estar mais separadas uma da outra, até pelo caráter ousado das cenas que protagoniza em Elite.

A série espanhola, um dos maiores sucessos internacionais da plataforma de streaming, estreou a quarta temporada esta sexta (18) e voltou a triunfar entre os subscritores, que a colocam em segundo lugar no top mundial este sábado (19), logo atrás da francesa Lupin.

Fiquei com um pouco de vergonha, qualquer um ficaria

Ao início ficava um pouco desconfortável“, admite, sobre as cenas de sexo e a nudez no chuveiro coletivo da escola. “Mas ajuda ter uma equipa tão profissional e colegas que levam as coisas da melhor forma“, explica. “Fiquei com um pouco de vergonha, qualquer pessoa ficaria, mas era necessário e a personagem pedia isso, então fizemos da melhor maneira possível“.

Omar, Patrick e Ander formam um trisal e triângulo amoroso na quarta temporada de Elite
Fotografia: Netflix / Divulgação

O facto de Patrick vir intrometer-se entre um casal muito popular da série promete dividir opiniões. “Ao fim ao cabo, cada um é livre de expressar mais ou menos simpatia pela personagem, cada pessoa vai ter uma opinião“, sublinha. “O que eu posso dizer é que, ao interpretar esta personagem, vi que não faz nada com má intenção, mesmo que por vezes possa parecer“, defende Manu Ríos.

O ator defende mesmo que esta nova personagem e as suas ações podem ter um lado positivo para a relação de Omar e Ander. “O Omar e o Ander vão descobrir coisas sobre si próprios, com a entrada de Patrick. Ou seja, há um lado positivo“, refere.

Semelhanças e diferenças com a personagem? “Somos muito diferentes”

Patrick “tem uma personalidade muito passional“, o que faz, de acordo com o ator, que seja “muito impulsivo e se deixe levar pelas emoções do momento“. “Ele não se controla em algumas situações e isso faz com que, às vezes, se prejudique“, conta ao F5.

Ele é um pouco autodestrutivo“, considera. “Mas também é preciso entender de onde ele vem, a história que há por detrás. Não acredito que ele seja uma pessoa má, ele só não sabe muito bem gerir-se a si mesmo“, analisa Manu Ríos.

Essas são caraterísticas que estabelecem diferenças entre o ator e a personagem. “Somos muito diferentes“, realça. “O que temos de parecido é que eu também sei muito bem o que quero. Desde criança que sempre soube o que queria fazer, mas fazemos isso de pontos de vista diferentes“, afirma.

O Patrick é mais instável e maluco“, enfatiza. “Ele faz as coisas de uma forma que eu nunca faria na vida normal. Acho que faria tudo com mais calma e paciência“, reflete Manu Ríos.

Personagem exigiu trabalho de preparação

Tivemos a sorte de ter muito tempo de preparação, ensaios. Fizemos milhares de exercícios diferentes para entender a história da personagem, para lhe podermos dar vida da forma mais genuína possível”, relata. “Houve o meu esforço pessoal, mas também muito trabalho lado a lado com os realizadores da série“, conta.

A relação com Carla Díaz e Martina Cariddi, as suas irmãs na ficção, acabou por se cimentar muito por causa disso. “Entendemo-nos e criámos um vínculo muito grande. Agora somos irmãos também na vida real, estamos sempre juntos“, confessa.

Manu Ríos com as "irmãs" da ficção observam imagens na câmara
(da direita para a esquerda): MARTINA CARIDDI como MENCÍA, CARLA DÍAZ como ARI, MANU RÍOS como PATRICK em ÉLITE. Fotografia: NIETE/NETFLIX © 2020

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.