Lupin e Elite dominam top da Netflix
Fotografia: Netflix / Divulgação - Montagem

‘Elite’ e ‘Lupin’ disputam liderança no top da Netflix

O cenário parece invulgar, mas não é novidade. Elite e Lupin, duas séries europeias, disputam o primeiro lugar de formato mais visto pelos subscritores da Netflix a nível mundial, mostram os dados agregados pela FlixPatrol.

Nos dados referentes a este domingo (20) e disponibilizados pelo site, que atualiza ao longo do dia as posições de acordo com os tops divulgados pela plataforma, Elite chega à liderança dois dias depois de ter ficado disponível a quarta temporada, que saiu na sexta (18). Está no top10 em 76 países, mas com melhores posições que a concorrente Lupin, que apesar de ter perdido o primeiro lugar, segue na lista dos mais vistos em 79 nações.

A produção espanhola interrompe assim oito dias de liderança consecutiva da francesa, que segue na segunda posição do top mundial, após ter saltado para o primeiro lugar logo no segundo dia de disponibilização global. Ao total, a nova temporada de Elite tem oito episódios, marcando a nova fase do enredo depois de grande parte do elenco original ter saído no final da terceira temporada.

Os miniepisódios intitulados Elite Short Stories também deram nas vistas ao longo da semana, com os episódios intitulados Nádia Guzmán, Guzmán Caye Rebe, Carla Samuel e Omar Ander Alexis a terem entrado no top20 da última semana.

Elite conquista top português

Em Portugal, Elite e Lupin também disputam o primeiro lugar do top, seguidas pelo filme Fatherhood. Elite Short Stories: Carla Samuel é o quarto formato mais visto do dia pelos subscritores lusos. Contrariamente à tendência mundial, em que a série espanhola só começou a liderar este domingo (20), em Portugal a conquista do pódio já aconteceu no sábado.

A estatística utilizada pela FlixPatrol não reflete um exato número de visualizações, nem tem em atenção o impacto quantitativo de cada mercado, e é uma estimativa que atribui pontuações entre 1 e 10 pontos às séries que surgem no topo dos tops da Netflix. Assim, a série que lidere num determinado país tem 10 pontos, a série que fique em segundo tem nove, e assim sucessivamente. Para entenderes ao detalhe como tudo funciona podes consultar o site.

‘Bridgerton’ é a produção com maior pontuação do ano

Bridgerton
Fotografia: Netflix

Na Netflix, o recorde de série que melhores posições conquistou este ano conquista a ser detido pela estreante Bridgerton. A produção, que marcou o início do acordo entre a plataforma de streaming e Shonda Rhimes, soma 33.922 pontos no ranking da FlixPatrol, sendo seguida de muito perto por Lupin (32.768), que conta com a vantagem de ter estreado duas temporadas este ano.

Quem Matou Sara? (30.361), New Amsterdam (30.291) e Ginny & Georgia (28.495) fecham o top5 das séries mais populares na primeira metade do ano.

Gambito de Rainha (44.906 pontos) foi a líder de 2020, seguida por Emily in Paris (27.164) e Lucifer (25.973), cujas pontuações este ano não chegariam para alcançar, sequer, o top5 dos mais populares.