Eurovisão
Fotografia: NPO/NOS/AVROTROS Nathan Reinds

Eurovisão 2021 gerou 48 casos de Covid-19 em 30 mil espectadores

O Festival Eurovisão da Canção 2021 gerou 48 casos positivos de Covid-19 em cerca de 30 mil espectadores. Número corresponde a apenas 0,16% da audiência.

Um mês depois da primeira emissão deste ano da maior competição de música do mundo em pandemia, a Fieldlab Events revelou os resultados daquele que foi um dos vários eventos piloto para a reabertura do setor da Cultura no mundo. A empresa escolhida para colaborar com o governo holandês e a União Europeia de Radiodifusão (EBU) fez saber que dos 29 875 espectadores presentes na Ahoy Arena nos nove espetáculos (as três galas em direto e respetivos ensaios gerais e jury shows, que não são transmitidos) somente 48 acabariam por contrair o vírus SARS-CoV-2.

Os produtores do festival apenas foram autorizados a receber um número máximo de 3.500 espectadores em cada evento, tornando a Eurovisão num exercício de análise e estudo. Para entrar no recinto, os fãs tiveram de realizar um teste rápido, com aqueles que testaram positivo a ficaram à porta e a recorrerem ao auto-isolamento. Os casos registados após o evento representam cerca de 1,6 casos positivos por mil pessoas, número inferior aos 4,6 registados nos Países Baixos em igual período.

No entanto, estes resultados apenas se referem a espectadores, não contabilizando os casos registados nas várias delegações participantes, voluntários ou membros da imprensa. De recordar que os representantes da Islândia nunca chegaram a pisar o palco do festival ao vivo, acabando por concorrer com uma atuação gravada relativa ao segundo ensaio. Ainda assim, conquistaram o 4.º lugar no certame.

O país já se havia ausentado da Cerimónia de Abertura por outro caso positivo, desta feita num membro da delegação, acabando por impedir Malta e Roménia de também desfilarem na Passadeira Turquesa, uma vez que se encontravam hospedadas no mesmo hotel. O vencedor de 2019, Duncan Laurence, que havia atuado na primeira semifinal, falhou a Grande Final após testar positivo.

Eurovisão 2022 com 14 países confirmados

Itália conta para já com outras 13 nações interessadas em participar na edição número 66 do festival. A Ucrânia, que ficou em 5.º lugar este ano, foi até agora o último país a confirmar que estará presente em 2022. Na lista constam Alemanha, Austrália, Estónia, Finlândia, França, Israel, Noruega, Países Baixos, São Marino, Sérvia e Suíça. Os restantes 25 países participantes nesta edição, onde se inclui Portugal, ainda não se pronunciaram sobre o concurso.

Eslováquia na Eurovisão 2012
A Eslováquia, que participou pela última vez em 2012, volta a ficar de fora. Fofografia: Eurovision

Por outro lado, Andorra e Eslováquia voltaram mais uma vez a garantir que não estarão presentes. Os países não pisam o palco da Eurovisão, respetivamente, desde 2009 e 2012. Já o diretor da emissora da Turquia, que também não participa desde 2012, confirmou conversações com a EBU, não havendo contudo certezas sobre um regresso. A Bielorrússia, que foi desclassificada na edição deste ano, também não confirmou se volta ao certame.

A Eurovisão da Canção 2022 desloca-se para Itália após a vitória da banda Måneskin, com 524 pontos. O recorde continua a pertencer a Salvador Sobral, que arrecadou 758 pontos em 2017 com ‘Amar Pelos Dois’, a primeira e única vitória de Portugal.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.