The Kids
Foto: Documentário 'The Kids'/divulgação

‘The Kids’. Documentário conta a verdadeira história dos atores de ‘Kids’

Um novo documentário sobre o filme foi lançado no Tribeca Film Festival

Um documentário sobre o clássico de culto de 1995, Kids, estreou este mês no Tribeca Film Festival, mostrando o impacto que o filme teve na vida do elenco. The Kids conta a história sobre os jovens e amadores atores, que viram a sua vida virada do avesso depois do sucesso da obra cinematográfica.

Em 1995, o filme realizado por Larry Clark e escrito por Harmony Korine, tornou-se num inesperado sucesso acumulando cerca de 20 milhões de dólares (mais de 16 milhões de euros) em bilheteiras. No entanto, Kids gerou bastante controvérsia devido ao conteúdo pesado e cru, que seguia uma grupo de adolescentes e o seu dia a dia repleto de álcool, drogas e sexo.

No que toca ao elenco, nenhum deles tinha experiência em representação. A maior parte dos atores foram escolhidos nas ruas de Nova Iorque, devido à energia e semelhança com os personagens que Clark e Korine tinham em mente. Tudo isto resultou numa certa autenticidade que deu ao filme um aspeto de documentário.

Apesar do grande sucesso do filme, os atores não receberam a devida compensação.

A história contada por The Kids, apresenta uma forte semelhança com o documentário City of God: 10 Anos Depois. Os dois filmes tornaram-se clássicos de culto que conquistaram a crítica, o público e as bilheteiras. Tal como Kids, City of God também usou maioritariamente o mesmo “método de casting”, e, em ambas as situações, os atores não receberam grandes salários e não viram nenhum lucro adicional, apesar das receitas milionárias dos filmes.

Não foi só a nível financeiro que o elenco foi afetado. Nomes como Rosario Dawson e Chloë Sevigny, conseguiram destacar-se em Hollywood, mas os restantes atores tiveram bastantes dificuldades. Maior parte deles, vinham de famílias disfuncionais e possuíam os mesmos vícios que as suas personagens, e sair desse tipo de vida, especialmente depois de serem imortalizados no grande ecrã de uma maneira tão negativa, provou ser desgastante.

Justin Pierce, que interpreta o papel de Casper, tinha um carreira de sucesso no mundo do skate profissional e, depois da estreia do filme, começou a construir uma carreira em representação. Porém, em 2000, acabou por tragicamente se suicidar no seu quarto de hotel.

Também envolvido no skate profissional, Harold Hunter sofreu um fim trágico depois de ser vítima de um ataque cardíaco induzido por uma overdose de cocaína, em 2006.

Em entrevista à Deadline, o membro do elenco original Hamilton Harris, fala sobre como se sentiram usados e explorados no filme: “É complexo, especialmente quando estás a abordar adolescentes que nunca tiveram muitas chances à sua volta. Eles aproveitam a oportunidade? Muitos deles eram fugitivos ou pessoas de passados traumáticos ou casas problemáticas. De certa forma, eles tinham muita confiança nos realizadores e deram muito. E depois não tinham ninguém à volta para os ajudar ou dar-lhes orientação enquanto esta janela estreita de oportunidade se abriu para eles”.

Depois da morte trágica de Hunter, Harris sentiu que tinha finalmente de enfrentar o seu trauma reprimido, através de um documentário. O ator esteve bastante tempo a tentar iniciar o projeto, para contar ao mundo a sua experiência e dos seus amigos. E 25 anos depois, os Kids vão ter a sua história contada ao mundo.

The Kids está este mês em exibição no Tribeca Film Festival em Nova Iorque. Larry Clark e Harmony Korine recusaram-se a participar no documentário.